fbpx Skip to content
Case Colégio Formosa

COMPARTILHE

29 de outubro - 2021

Case: ClipEscola ajuda Colégio Formosa a entregar experiência WOW em comunicação escolar e aulas online

Tempo estimado de leitura: 7 minutos (1282 palavras, 7216 caracteres)

O Colégio Formosa, localizado na capital paulista, tem uma busca contínua: a excelência. Foi visando atingi-la que, no ano de 2017, a instituição optou pelo investimento na Plataforma ClipEscola para a comunicação escolar. Com a pandemia, a ferramenta também se tornou crucial para aulas online. Hoje, 100% dos pais têm o aplicativo da Clip instalado no celular, e a satisfação do público só respalda a escolha bem-feita.

 

Quer conhecer essa história de sucesso inspiradora? Então me acompanhe na leitura!

 

A chegada da Clip no Colégio Formosa

 

A mantenedora do Colégio Formosa, Bianca Burgos Rossetto, sabe que sair da zona de conforto é um exercício complicado. Porém, ela tem ciência do quanto ele é necessário para a evolução. Então, lá em 2017, bem antes de qualquer urgência pandêmica, ela tomou uma decisão que teria profundo impacto na relação da escola com os pais. Decidiu migrar da agenda de papel para a digital e revolucionar a comunicação escolar!

 

“Nós entendemos que precisávamos de uma facilidade, um estreitamento de relação entre pais, professores, equipe do colégio e toda a parte administrativa. Essa questão já não estava mais sendo sanada com as agendas impressas”, relembra Bianca. Ela conta que era muito comum que os pais esquecessem de ler a agenda ou de enviar alguma informação importante.

 

Sabe o que Bianca fez para tornar a transição do físico para o digital mais suave? Após a implantação da ClipEscola, foi realizado um período de testes internos da agenda digital com os colaboradores, para que todos ficassem bem “feras” na utilização antes do uso direto com os responsáveis. Depois, foi a vez de treinar os pais.

 

Bianca ressalta que foi tudo muito simples, porque a utilização da Clip é intuitiva. Para aqueles pais que tinham um pouco mais de dificuldade com a tecnologia, a escola entrou em contato e auxiliou. Então, com todos bem treinados, a comunicação migrou de vez para a ClipEscola! 

 

“Nós fomos muito elogiados pelos pais”, destaca a mantenedora. Ela diz que hoje tudo é feito pela Clip, desde a parte pedagógica até o envio de boletos. Inclusive, a instalação do app da ClipEscola se tornou até cláusula contratual na hora da matrícula, tamanha é a importância que a ferramenta tem para a instituição de ensino.

 

A pandemia, a comunicação e as aulas online

 

Quando um momento de crise chega inesperadamente, você pode imaginar o alívio que dá de saber que você já está mais preparado para lidar com ele? Foi isso o que aconteceu no Colégio Formosa quando a pandemia, de uma hora para a outra, obrigou todas as escolas a fecharem as portas. A Clip, mais uma vez, estava lá para auxiliar.

 

“Escola é algo que realmente não pode parar. Então a gente fez alguns ajustes com aula remota, e como nós já utilizávamos a Clip, para nós foi ok todo mundo trabalhar home, cada um com o seu setor, os professores acessando a Clip, a equipe acessando a Clip”, relata a mantenedora.

 

Como a ClipEscola possibilita uma comunicação 360º com todas as áreas da escola, as interações com os pais seguiram com a agilidade e a eficiência de sempre. “Tudo a gente viabilizou pela Clip. […] Porque um único WhatsApp ou dois não tem como você fazer a comunicação. […] não tem ser humano que vá responder 10 mensagens ao mesmo tempo. E na Clip você tem cada um no seu segmento conseguindo acompanhar as dúvidas de todos no geral”, explica.

 

Com relação às aulas, o Colégio Formosa inicialmente antecipou as férias para poder fazer os ajustes necessários, e depois seguiu com as aulas online. Nesse período, a ClipEscola – que até então não possuía um recurso específico para aulas online – correu contra o tempo e lançou o módulo Ambiente Virtual de Aprendizagem, contemplando o recurso de salas de aula virtuais. Assim, conseguiu ajudar as escolas para muito além da parte de comunicação.

 

Conforme Bianca, foi na quarentena que os pais elogiaram ainda mais o uso da ClipEscola. Ela denomina a experiência como um “abraço virtual”, e conta que a solução ajudou a escola a proporcionar uma sensação de acolhimento. “Sentimos de imediato essa proximidade dos pais. Posso dizer assim, até um carinho maior”, garante.

 

Perspectivas futuras

 

A mantenedora do Colégio Formosa tem uma visão: a tecnologia vai caminhar com a gente daqui até uma eternidade. Ela é categórica em afirmar que a escola que não está engajada com a tecnologia está ficando para trás. Nos horizontes da sua instituição de ensino, ela só vê mais e mais evolução nesse sentido.

 

“A gente entendeu que realmente a tecnologia não regride, e que a gente só tem que continuar avançando”, assegura. Bianca diz ainda que esses avanços visam entregar cada vez mais proximidade e acolhimento. “É isso que a Clip hoje proporciona para nós no Colégio Formosa”, garante.

 

Até a parte de ensino híbrido deve continuar na realidade da escola. De acordo com Bianca, alguns alunos não poderão tomar a vacina, então, em alguns casos, haverá ainda a parte remota. Para isso, a instituição poderá continuar contando com todo o suporte do Ambiente Virtual de Aprendizagem da ClipEscola.

 

Dicas para outras escolas

 

Bianca tem algumas dicas para que outras escolas também possam ter a mesma experiência bem-sucedida do Colégio Formosa com a tecnologia. “Coloquem a Clip, utilizem a agenda virtual, a comunicação com o pai, o acolhimento, mande informativos, coloque informações pertinentes ao momento”, recomenda.

 

Ela cita um recurso da ClipEscola que foi muito útil na reabertura da sua instituição, e que pode servir a diversas finalidades: as enquetes. “O formato de enquete da Clip facilitou muito a retomada das aulas presenciais, porque ali você tinha um parâmetro de quem queria voltar e de quem não queria. Já via relatório sem você ficar lá: ‘ah, esse quer, esse não quer’, fazendo xizinho. Você já tinha isso pronto”, explica.

 

A mantenedora recomenda que as escolas se atentem também à segurança das informações. “Na Clip a gente não tem problema de vazamento de dados, que hoje é uma coisa que acontece aí e a gente sabe, em todos os cantos”, afirma.

 

Outra dica de Bianca é usar a ClipEscola como argumento de vendas na hora da matrícula, que é algo que a instituição dela já faz. “É uma facilidade que você está vendendo junto. Hoje você não vende só uma matrícula, você vende uma facilidade, então isso só agrega na hora da venda também”, assegura.

 

Quer conferir todo o case do Colégio Formosa em vídeo? Então acesse este webinar. Quer saber mais sobre a ClipEscola? Solicite informações por aqui!

 

Leia mais
– Agenda Digital: conheça os principais recursos da ClipEscola para a comunicação
– Sala Virtual ClipEscola: desvende todas as possibilidades

 

Viu que bacana o case do Colégio Formosa? Conheça a ClipEscola e deixe a gente transformar a comunicação da sua instituição em um case de sucesso também!

 

CTA_para_Webinar - Comunicação escolar na volta às aulas

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.