fbpx Skip to content
O que é o PPP

COMPARTILHE

06 de junho - 2022

O que é o PPP, qual é sua importância e quem deve elaborá-lo?

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1546 palavras, 8891 caracteres)

O que é o PPP? Para que serve? Por que é importante? Quem é o responsável por elaborá-lo? Quando se trata do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, as dúvidas pipocam, não é mesmo? Se você está nesse mar de pontos de interrogação, chegou ao lugar certo! Aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre esse documento. Vamos lá?

 

O que é o PPP?

 

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento obrigatório para qualquer instituição de ensino brasileira, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Ele é praticamente um resumo do regimento da escola, e deve orientar as atividades no decorrer do ano letivo.

 

O PPP se estrutura sobre três pilares principais: Projeto, que são as ações propostas para o ano letivo; Político, que são as orientações focadas na formação cidadã do aluno; e Pedagógico, que são as atividades relativas ao processo de ensino.

 

O documento também dá um panorama sobre a escola, trazendo seus dados gerais (nome, CNPJ etc.), histórico, missão, público a que atende, dados de aprendizagem, listagem de recursos e diretrizes. Essas informações devem dar conta de transmitir o que é a escola e no que ela acredita.

 

Na elaboração do PPP, é essencial considerar a realidade sociocultural e econômica da região em que a instituição está inserida. Ele também deve estar alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Por que o PPP é importante?

 

Agora que você já sabe o que é o PPP, talvez queira saber qual é exatamente a importância dele, certo? Olha… não é pouca não! Além de nortear todas as atividades do dia a dia da escola, e de ser usado como base inclusive para os conselhos de classe que ocorrerão durante o ano, ele também é o documento que apresenta a instituição para novos membros da comunidade escolar.

 

Sabe quando a sua escola contrata novos professores? Eles precisam saber quais são os valores e crenças da escola, que abordagens pedagógicas eles devem utilizar, com quais recursos eles podem contar etc. É importante ter essa noção antes de começar os trabalhos, você não acha?

 

Da mesma forma, quando um pai procura uma escola para matricular o filho, ele também quer saber se ela está alinhada com as expectativas dele, certo? Afinal, quando as famílias escolhem uma instituição, geralmente a pretensão delas é que o aluno fique matriculado lá por anos, talvez até por toda a vida escolar. Então, é importante saber o que esperar, concorda?

 

 

Quem deve elaborar o PPP?

 

Vejamos… você já sabe o que é o PPP e qual é a importância dele, resta agora então a dúvida: quem deve pegar para si essa responsabilidade? Bem, ela na verdade é dividida. O projeto é uma construção coletiva da qual participam os membros de toda a comunidade escolar. Por essa você não esperava, hein?!

 

É claro que, para tudo não ficar uma “folia”, há aqueles que são responsáveis por conduzir o projeto e por finalizar a redação dele. Nesse sentido, o diretor é quem está no comando. O coordenador pedagógico é seu braço direito nesse processo, cabendo a ele, geralmente, a articulação com os outros membros da comunidade escolar – pais, alunos e colaboradores – organizando plenárias e garantindo que o processo seja democrático. A redação final do PPP cabe ao diretor.

 

O que deve constar no PPP exatamente?

 

Já demos uma pincelada no conteúdo do projeto lá no tópico sobre o que é o PPP, lembra? Mas agora vamos aos detalhes! Vamos te dar um roteirinho para seguir, tá bom? Veja:

 

  • Identificação da escola

 

Essa é a parte do PPP que traz os dados gerais da escola. Aqui constam informações como: nome da escola, CNPJ, endereço, zona (rural, urbana, periferia), telefone, e-mail, data de criação, superintendência a que pertence, autorização para funcionamento, reconhecimento, níveis de ensino que oferece, turnos de funcionamento, nome do diretor e do coordenador pedagógico, histórico e outras informações que você achar relevante incluir.

 

  • Missão

 

A descrição da missão da escola é um ponto importante do PPP. Aqui a instituição informa suas crenças e valores, e da forma mais clara possível, com zero “enrolation”. A informação normalmente é passada em uma frase.

 

  • Clientela

 

O PPP também precisa descrever o público ao qual a escola atende, e isso é feito bem aqui. A maior parte das instituições atende ao público do seu entorno: o próprio bairro e bairros vizinhos. Porém, escolas maiores costumam ter uma abrangência maior também.

 

A ideia então é descrever o público-alvo da forma mais detalhada possível: situação econômica e sociocultural, profissão, valores religiosos e morais, hábitos, hobbies, entre outras informações que forem consideradas importantes.

 

  • Dados sobre alunos e aprendizagem

 

Essa parte do PPP traz dados mais específicos sobre os alunos e a aprendizagem. Algumas informações que podem ser informadas são: quantidade de alunos da escola e de cada nível de ensino; média de notas; taxa de aprovações e reprovações; taxa de aprovação no vestibular; taxa de evasão; prêmios recebidos pela escola; entre outros.

 

  • Recursos humanos, físicos e tecnológicos

 

A instituição de ensino precisa ter uma lista de todos os seus recursos, sejam eles humanos, físicos ou tecnológicos, e essa parte do PPP é justamente para esse mapeamento. Aqui é possível informar:

 

– Quantidade de professores da escola e de cada nível de ensino
– Quantidade de colaboradores de cada área
– Tamanho da infraestrutura
– Quantidade de salas
– Quantidade de laboratórios
– Quantidade de quadras esportivas
– Quantidade de hortas
– Quantidade de parquinhos
– Quantidade de computadores e tablets
– Softwares utilizados pela escola etc.

 

  • Diretrizes pedagógicas

 

O PPP também deve contemplar as diretrizes pedagógicas da escola. Aqui devem constar: método de ensino utilizado, grade curricular por nível de ensino, metas de aprendizagem, formas de avaliação, entre outros. A análise do contexto econômico e sociocultural da clientela influencia nessa parte.

 

É sempre válido também lembrar que as diretrizes pedagógicas precisam estar em sintonia com a BNCC e com o Novo Ensino Médio (caso a sua escola possua o nível médio de ensino). Então, se atente a isso!

 

  • Plano de ação

 

Chegou a parte do PPP em que são informadas as ações que serão realizadas para atingir as metas de aprendizagem descritas. Elas devem também considerar os recursos disponíveis (e se eles não forem o suficiente, planejar novas contratações) e se alinhar à missão da escola.

 

Como a ClipEscola pode contribuir

 

Agora que você já sabe o que é o PPP, deve ter visto que a elaboração dele envolve muita comunicação com toda a comunidade escolar, não é mesmo? Felizmente, comunicação é um assunto no qual nós da Clip somos especialistas! A agenda digital que desenvolvemos é a mais completa do mercado. Temos até um módulo para a comunicação interna da instituição, sabia?

 

Pela nossa agenda os gestores conseguem se comunicar com pais, alunos e até com os colaboradores. Ou seja, toda a comunicação necessária com a comunidade escolar para a elaboração democrática do PPP poderá ser feita por lá, e digo mais… os encontros também podem ser agendados dentro da própria ferramenta!

 

Nossa solução possui a opção de múltiplos calendários. A escola pode criar uma categoria de calendários de eventos e marcar uma plenária para a elaboração do projeto por lá. A participação no evento poderá ser confirmada em tempo real e ele ficará sincronizado com a agenda do celular de todos, enviando lembretes para que ninguém esqueça.

 

Ahhh… sabia que também dá para criar uma categoria para a reserva de salas e equipamentos? O encontro precisará de uma sala e, muito provavelmente, de equipamentos como o projetor, certo? Então já dá para resolver tudo em um só local!

 

Tem mais! O PPP é um documento que precisa ser disponibilizado para toda a comunidade. E adivinha por onde a sua escola poderá fazer isso? Pela agenda digital da Clip, é claro! Que tal agendar uma demonstração? Basta solicitá-la por aqui.

 

Leia mais
– Conselho de classe: o que é, qual é sua função e como organizá-lo
– Agenda Digital: transforme a comunicação da sua escola!

 

Entendeu direitinho o que é o PPP? Pronto para elaborá-lo junto com toda a comunidade escolar? Conte com a gente para te ajudar a organizar todas as comunicações necessárias!

 

CTA_ClipEscola para Redes de Ensino

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.