fbpx Skip to content
Coronabot

COMPARTILHE

11 de dezembro - 2020

Coronabot: interaja com o chatbot demonstrativo da ClipEscola para o monitoramento do Coronavírus

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (817 palavras, 4927 caracteres)

Os chatbots não são mais algo futurístico. Em 2020 eles ganharam um impulso gigantesco devido à pandemia, que fez empresas de todos os portes adotarem a tecnologia para atendimento ao público. Você certamente já conversou com vários bots este ano, e em 2021 a tecnologia promete consolidar-se de vez. O segmento escolar tem muito a ganhar com o recurso, que é capaz de automatizar um número enorme de atendimentos e tarefas. Para que você conheça melhor as aplicações práticas dessa tecnologia, nós da ClipEscola criamos o Coronabot.

 

“O Coronabot vai funcionar como um demonstrativo de possibilidade de aplicação de um chatbot para contextos específicos dentro da escola. O contexto em torno do qual ele se desenvolve é o da pandemia, assim ele consegue responder a algumas das questões mais básicas e repetitivas sobre o Coronavírus e também sobre planejamento e segurança na volta às aulas”, explica a curadora de inteligência artificial da ClipEscola Vitória Seidel.

 

Atualmente o Coronabot só está disponível em nosso site, neste link, por meio do botão “teste aqui”, ao final do tópico Chatbot. A ideia é que você utilize-o para visualizar na prática o que um chatbot é capaz de fazer. Por isso, que tal abri-lo na abinha ao lado deste post enquanto segue com esta leitura? Assim fica bem mais dinâmico e você visualiza na prática tudo o que está lendo!

 

Árvore de decisão

 

O Coronabot tem como base uma árvore de decisão, que é uma cadeia de perguntas e respostas relacionadas. As perguntas são escolhidas com base nas dúvidas mais corriqueiras das pessoas sobre o assunto Coronavírus, e cada uma já tem uma resposta pronta programada.

 

O usuário pode tanto fazer as perguntas diretamente ao Coronabot quanto escolher uma opção de questionamento já apresentada a ele no início da interação. Cada resposta traz novas opções de assuntos complementares, permitindo um aprofundamento das informações.

 

Sempre existe a possibilidade de alguém realizar uma pergunta que não foi prevista na árvore de decisão, e assim não encontrar a resposta. Porém, caso isso aconteça, o questionamento desse usuário poderá depois ser incluído nessa árvore, permitindo que as próximas pessoas com a mesma dúvida já consigam obter a resposta. Assim, as interações ajudam o Coronabot a evoluir!

 


 

Como chatbots poderiam ser aplicados em escolas

 

A tecnologia de chatbot é capaz de trazer grande praticidade às rotinas das escolas, economizando tempo, aumentando a eficiência e evitando retrabalho. Com um chatbot os colaboradores conseguem empregar o tempo produtivo em atividades que um robô não é capaz de fazer, e deixar todas as outras a cargo dele.

 

Veja alguns exemplos de aplicação:

 

  • Atendimentos financeiros

 

Sabe quando os pais dos alunos querem entrar em contato com o setor financeiro da escola? Geralmente isso ocorre por alguns motivos específicos, como por exemplo: efetuar pagamentos; pedir segunda via de boletos; e renegociar débitos atrasados. Eles poderiam facilmente ser atendidos por um chatbot.

 

Em casos assim, o chatbot poderia tanto fazer um filtro antes de direcionar ao atendimento humano quanto realizar o atendimento completo, fornecendo as informações solicitadas, disponibilizando documentos e até direcionando os pais para o caminho que eles precisam ir, como um link, por exemplo.

 

  • Matrículas e rematrículas

 

Sim, um chatbot pode ser utilizado para matrículas e rematrículas. Ele pode tanto oferecer as informações necessárias aos pais para esses processos quanto finalizá-los. Se o chatbot fizer parte de uma tecnologia como a agenda digital ClipEscola, por exemplo, pode prestar as informações solicitadas e disponibilizar o contrato com a opção de assinatura digital. Depois, pode até oferecer o boleto para a quitação da taxa. Bem prático né?

 

Quando o chatbot estará disponível para uso?

 

O chatbot é uma tecnologia que está em desenvolvimento na ClipEscola e integrará o último estágio da Jornada de Transformação Digital, que é Inteligência Artificial. Por isso é importante que você interaja com o demonstrativo que disponibilizamos em nosso site, o Coronabot. Assim conseguiremos aprimorar a tecnologia mais e mais, e em um futuro próximo poderemos disponibilizá-la a você!

 

Leia mais
– Os quatro estágios de transformação digital escolar – em qual você está?
– O que é diagnóstico para a transformação digital escolar. Entenda como funciona

 

Espero que você tenha curtido o Coronabot e a ideia de ter chatbot nas rotinas da sua escola no futuro! Se quiser ajuda para avançar na transformação digital da sua escola, entre em contato com a gente.

 

CTA - Jornada M3I

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.