fbpx Skip to content
Férias de final de ano

COMPARTILHE

20 de dezembro - 2021

Férias de final de ano: o que a escola pode enviar aos pais para não deixar o relacionamento esfriar

Tempo estimado de leitura: 9 minutos (1807 palavras, 9893 caracteres)

As férias de final de ano estão chegando. Nessa época, é hora de relaxar. Mas atenção, cuidado para não deixar o relacionamento com as famílias esfriar nesse período! Há muitas coisas divertidas que podem ser enviadas aos pais, sem relação com as atividades da escola, mas que ajudam a manter o vínculo. E nem se preocupe, ninguém precisará trabalhar nas férias para fazer esses envios, tudo pode ficar agendado na agenda digital!

 

Quer ver algumas dicas bem legais de temas para enviar aos pais? Olha só:

 

Dicas de receitas natalinas de outros lugares do mundo

 

Que tal começar os disparos do período de férias de final de ano com dicas de receitas natalinas bem gostosas? Dá até para sair do lugar-comum e sugerir receitas que são mais tradicionais em outros países, para deixar os pais bem curiosos em experimentar. Algumas opções que você pode enviar são:

 

  • Turducken 

 

Esse é um prato natalino muito típico nos EUA e Canadá. Também chamado de “assado de três pássaros”, consiste em um frango dentro de um pato, dentro de um peru. Confira a receita aqui.

 

  • Beef Wellington 

 

Já esse é um prato comum na ceia natalina da Holanda. Trata-se de uma massa folhada recheada com filé mignon, presunto parma e cogumelos. Confira a receita aqui.

 

  • Roscón de Reyes 

 

Na Espanha, esse é um prato natalino muito comum. É uma rosca doce feita com massa folhada e recheada com frutas secas e nata. É claro que é possível também dar uma “abrasileirada” e acrescentar outros ingredientes também. Confira opções de receitas aqui.

 

Dicas de viagem

 

Muitas famílias gostam de viajar nas férias de final de ano. Então, uma boa opção de conteúdo para enviar nessa época via recadinho na agenda digital são dicas sobre esse tema. Veja algumas ideias para explorar:

 

  • Informações sobre países com restrições de viagem devido ao Covid-19

 

Em tempos de pandemia, as informações sobre restrições para viagem a todos os países podem mudar muito rapidamente. Os pais podem até já ter comprado pacotes de viagem, mas ainda estar com dúvidas se conseguirão mesmo viajar e o que precisarão fazer para isso.

 

Neste site é possível ver um mapa mundial com legendas que indicam quais países estão com fronteiras abertas sem restrições para brasileiros, quais têm restrições de vacinas/testes/quarentena e quais estão com a fronteira totalmente fechada para quem não for cidadão de lá em retorno ao país.

 

Além da legenda, também é possível realizar uma série de filtros e verificar informações detalhadas de cada país com relação ao número de população vacinada e restrições específicas. Bem interessante né? Acho que os pais que querem viajar irão adorar essa dica!

 

  • Cartão pré-pago internacional

 

Para viagens ao exterior, o cartão pré-pago internacional é uma boa dica. Com ele, é possível sacar dinheiro em caixas eletrônicos ou usá-lo também como cartão de débito. A vantagem é que, tendo esse cartão, o viajante não precisa levar dinheiro-vivo. Além disso, as taxas são mais baixas do que as do cartão de crédito e o dinheiro do viajante é convertido na moeda local automaticamente, o que não ocorre no crédito. 

 

Quando a compra é no crédito, o valor do item no dia da aquisição poderá não ser o mesmo na hora do pagamento da fatura, pois a taxa de câmbio muda até o dia do fechamento, e ainda haverá a taxa do dólar PTAX e a taxa do cartão de crédito. Então, essa pode ser uma dica valiosa aos pais!

 

  • Malas de mão com mudas de roupas

 

Não é tão incomum que uma mala seja extraviada. Isso, porém, não precisa estragar uma viagem. Caso os pais dos seus alunos sejam “premiados” com essa falta de sorte, algo que pode ajudá-los um pouco é ter nas malas de mão algumas mudas de roupas. Assim, ao menos eles não precisarão usar a mesma roupa no dia seguinte, nos passeios que irão realizar. Já ajuda né?

 

Dicas de brincadeiras e atividades

 

Essa é mais uma sugestão para a sua lista de envios aos pais durante as férias de final de ano. Nem todas as famílias passarão todo o período de férias viajando. É interessante então que elas tenham opções de brincadeiras e atividades para fazer com as crianças em casa, para entretê-las. Aqui vão algumas sugestões:

 

  • Acampamento em casa

 

Crianças adoram a sensação de estar “acampando”. Então a dica é: se houver uma barraca de camping em casa, é possível montá-la na sala, no quarto da criança ou até no quintal. Caso não haja, dá também para improvisar com vassouras, almofadas e lençóis. O legal é deixar o acampamento o mais real possível, usando luz de lanterna, colchonetes ou sacos de dormir. 

 

Para dar aquele clima, não podem faltar também as histórias de acampamento. Os pais podem ler contos para os filhos. Tradicionalmente, são contos de terror ou suspense, mas nada impede que os responsáveis mudem um pouquinho essa parte e escolham contos de outros estilos, caso não queiram assustar os pequenos.

 

  • Construção de um forte, castelo ou casa de papelão

 

Outra brincadeira legal para fazer com os pequenos é a construção de um forte ou castelo ou casa de papelão, como nestes exemplos aqui. O ideal é que seja uma construção que a criança consiga entrar dentro. Caso os pais não tenham caixas em casa, uma opção é pedir em um supermercado. 

 

Depois, é só se divertir com os projetos. Eles envolvem desenhar a estrutura no papelão, recortar, colar, enfeitar com desenhos, colagens ou pinturas, e em alguns casos até colocar objetos aconchegantes dentro, como colchão, almofadas, travesseiros e lençóis. Em todo esse processo, a criança desempenhará uma série de atividades manuais, que são boas para a coordenação motora.

 

  • Balões d’água

 

Agora vem uma dica de brincadeira bem refrescante. Ela consiste em encher uma boa quantidade de balões com água. Depois, os participantes da brincadeira formam um círculo e pegam um ou dois balões. Eles devem ser jogados em ordem aleatória para as outras pessoas que estão na roda, para que tentem segurar. Em meio a isso, é claro que alguns balões acabam estourando e molhando os participantes. Aí, um novo balão é inserido na roda e começa tudo de novo.

 

Essa é uma brincadeira que pode ser feita em família, com pais e filhos, ou as crianças também podem convidar os amiguinhos para brincar. Como tudo acaba em água, é bom que o local escolhido possa ficar encharcado sem problemas. Um quintal ou pátio é o ideal.

 

Dicas de filmes e seriados

 

Outro tema que rende recadinhos para os pais nas férias de final de ano são dicas de filmes e seriados. Tem coisa melhor do que um bom balde de pipoca e um filminho ou seriado legal para assistir com a família toda?

 

O ideal é que a escola envie sugestões que possam ser aproveitadas por toda a família. Então, se o disparo for feito para pais de alunos do ensino médio, por exemplo, a classificação dos filmes e seriados indicados poderá ser para maiores de 15 anos. Já se for para pais de estudantes do ensino infantil ou fundamental, o ideal é que sejam de classificação livre.

 

Para definir os filmes e seriados que serão indicados, uma opção é rodar uma pesquisa entre os colaboradores pedindo indicações e um breve resumo. Se a pesquisa for pela agenda digital, rapidinho a sua escola já terá várias opções nas mãos. Aqui neste blog também temos alguns posts com listas de filmes, como este e este. Eles, inclusive, são indicados para os colaboradores da escola também!

 

Dicas de locais interessantes para visitar na própria cidade

 

Tenho mais uma sugestão para você. Nem sempre os pais tiram férias de final de ano junto com os filhos. Algumas vezes, eles precisam continuar trabalhando. Então, viagem fica meio inviável, a não ser que seja bem curta. Porém, nada impede que as famílias possam descobrir novos lugares interessantes dentro da própria cidade, para visitar aos finais de semana.

 

Seria bem legal se a sua escola pudesse mapear:

 

  • Trilhas
  • Praias
  • Parques
  • Museus
  • Locais que terão eventos durante o período de férias
  • Atrações, etc.

 

Você sabe que nem sempre um morador já explorou tudo o que se tem para se ver dentro da própria cidade em que mora, né? Às vezes os pais também podem ser de fora e residir há pouco tempo no local. Então, uma lista dessa, com uma pequena descrição de cada coisa, poderia ser bem interessante para eles. Fica a dica!

 

Finalizando

 

Aqui você viu apenas algumas alternativas do que é possível enviar aos pais pela agenda digital nas férias de final de ano. Afinal, não dá para deixar que o vínculo cultivado ao longo do ano inteiro seja quebrado agora, né? E como essas opções de conteúdos não têm relação com os temas pedagógicos, é claro que os pais irão gostar de receber mesmo nessa época.

 

Aí, como ainda faltam alguns dias para as férias, dá para a escola já elaborar os recadinhos e deixar os disparos agendados. Assim, os pais receberão tudinho, mas nenhum colaborador precisará fazer o envio manual. Agenda digital é outra vida, né? Se a sua escola ainda não tem uma, conheça a mais completa do mercado aqui.

 

Leia mais
– Colônias de férias: 6 dicas para acertar na escolha
– Professores em férias: 10 lugares para conhecer, aproveitar e aprender

 

Você viu que com um pouco de criatividade e tecnologia, é possível manter o relacionamento com os pais até mesmo nas férias de final de ano, né? Aproveite as dicas!

 

CTA_Kit de Boas Festas

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.