Planejamento escolar 2023

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Planejamento escolar 2023: tudo o que você precisa saber para realizá-lo de forma assertiva

Sumário

Planejar o ano letivo com antecedência é uma prática de rotina das instituições de ensino. O planejamento permite mais organização, previsibilidade, olhar estratégico sobre o panorama educacional da escola e assertividade nas ações. Hoje você vai entender o que é preciso para fazer um ótimo planejamento escolar 2023. Vamos lá?

 

O que é planejamento escolar?

 

O planejamento escolar é aquele que tem finalidades pedagógicas. Ele é responsável por guiar todo o corpo docente na busca pelos objetivos traçados para o ano letivo. Sua elaboração envolve toda a comunidade escolar: gestores, professores e representantes dos pais, alunos e comunidade local. Algumas escolas o realizam no final do ano e outras no início.

 

Quais os benefícios de fazer um bom planejamento escolar 2023?

 

Fazer um planejamento escolar bem feito faz uma enorme diferença para as rotinas pedagógicas, para a qualidade do ensino e para a satisfação geral de toda a comunidade escolar. Para que os benefícios fiquem mais claros, vamos listar os principais:

 

Organização de estratégias e ações para o ano letivo

 

É na reunião de planejamento escolar que a instituição analisa as ações e estratégias que deram certo e devem ser mantidas e as que não saíram conforme o esperado e devem ser interrompidas. É nela também que a escola define novos objetivos a se buscar para que o ensino avance. 

 

Todas as ações devem seguir um cronograma com etapas bem definidas, entregas ou metas para cada fase, recursos disponíveis, prazos e responsáveis. Então, se a escola fizer um planejamento escolar 2023 bem amarrado, viável e sem deixar nenhuma dessas pontas soltas, conseguirá ter um ano letivo bem organizado e com estratégias e ações saindo do papel para a realidade escolar.

 

Alinhamento de expectativas com a comunidade escolar

 

Como já mencionamos, representantes de todos os segmentos da comunidade escolar participam do planejamento, ou seja, ele é o resultado de uma construção coletiva. Então, isso dá à instituição de ensino a oportunidade de alinhar expectativas. 

 

Isso não quer dizer, é claro, que todas as vontades serão atendidas. Porém, elas serão expostas, e assim, será possível buscar alternativas que vão ao encontro da satisfação da maioria. No entanto, é preciso ter em mente que atender a essas expectativas só será possível se elas estiverem dentro da viabilidade financeira e logística da escola e não estiverem em desarmonia com sua missão, visão, valores e seu projeto político-pedagógico.

 

Nivelamento do ensino

 

O planejamento escolar 2023 é essencial para que o ensino aconteça de maneira nivelada, ou seja, com todas as turmas de cada série dentro de um ritmo uniforme, independentemente de terem os mesmos professores. Afinal, se os conteúdos forem lecionados seguindo a distribuição que está no planejamento, não haverá motivos para uma turma estar mais adiantada do que a outra.

 

Mais objetivos alcançados

 

Sabe aquela frase “se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”? Então, é isso o que acontece se não há planejamento. Se a escola quer entregar um ensino de qualidade e obter uma evolução constante ao longo dos anos, ela precisa ter objetivos muito bem definidos e todo o caminho traçado para alcançá-los. É isso o que é feito no planejamento escolar.

 

Isso não quer dizer, é claro, que 100% dos objetivos planejados serão alcançados. É comum que determinada estratégia acabe não gerando os resultados pretendidos. Porém, outras irão. Quanto mais a sua escola planejar e acompanhar as etapas desse planejamento, fazendo correções de rota sempre que for necessário, mais objetivos serão atingidos.

 

 


É vantagem fazer o planejamento escolar 2023 ainda em 2022?

Com certeza sim! Fazer um planejamento com antecedência sempre será melhor do que fazê-lo “nos minutos finais do segundo tempo”, concorda? Se você deixa o planejamento para o início do ano, há uma margem menor para imprevistos ou mesmo para viabilizar a aquisição e implantação dos recursos que foram definidos para a realização das estratégias.

 

Digamos, por exemplo, que na reunião de planejamento escolar 2023 verificou-se a necessidade de substituição da agenda física pela digital para aumentar o envolvimento dos pais nas rotinas escolares e, com isso, atingir o objetivo de elevar o rendimento dos alunos nos estudos (já que pesquisas já demonstraram essa correlação). Então, o ideal seria que essa contratação ocorresse antes do encerramento do ano, para que a implantação pudesse ser realizada antes do início das aulas, não é?

 

Tudo que puder ser planejado antes já pode começar a ser executado antes, sobretudo com relação à aquisição e implantação de recursos que já são necessários desde o primeiro dia de aula, como no exemplo acima. Então, sempre prefira fazer as coisas com mais antecedência. Assim, o ano letivo já pode começar com tudo!

 

O que não pode faltar no planejamento escolar 2023?

 

Vamos ver agora alguns pontos importantes que não podem ficar de fora do seu planejamento escolar 2023! São eles:

 

  • Calendário escolar

É no calendário escolar que a instituição define datas de início e final das aulas; feriados e recessos; datas comemorativas; reuniões; eventos escolares; feiras que a escola participará; olimpíadas escolares; provas; provas finais; etc.

 

É essencial que o calendário escolar seja disponibilizado aos pais e responsáveis, de preferência antes do início das aulas, para que eles já possam se planejar para o ano. Qualquer alteração também deverá ser comunicada a eles.

 

Caso a sua escola trabalhe com agenda digital, é interessante também que já deixe todas as datas programadas no calendário da escola inteira, da série ou da turma. Assim, tudo já fica organizado para o ano, com os lembretes e convites já programados. Bem melhor, né?

 

  • Horários dos professores

A grade de horário de aulas para cada turma é outro ponto importante a ser definido no planejamento escolar 2023. Montá-la é um verdadeiro quebra-cabeça, pois é preciso:

 

– Conciliar os horários dos professores, que muitas vezes dão aulas em várias escolas

 

– Considerar a carga horária mínima e máxima de cada professor

 

– Considerar as janelas de horário dos professores

 

– Buscar uma distribuição equilibrada das disciplinas para não criar uma grade de aulas cansativa aos alunos, entre outras variáveis.

 

  • Turmas

No planejamento escolar 2023 também é feita a formação das turmas. Aqui a escola define se há alunos que devem ser separados da turma original por motivos como: bagunça, bullying, queda do rendimento, entre outros. É aqui também que a instituição faz o encaixe de novos alunos vindos de outras escolas.

 

  • Conteúdos didáticos

O planejamento escolar 2023 também é o momento de fazer a distribuição dos conteúdos didáticos de cada série ao longo do ano letivo. Como já falamos, essa distribuição é importante para que todas as turmas do mesmo nível de ensino aprendam dentro do mesmo ritmo, sem nenhuma ficar para trás.

 

  • Projetos pedagógicos

Como o intuito é que a cada ano o ensino na escola consiga evoluir em qualidade, é importante que o planejamento escolar 2023 também seja usado para a inclusão de novos projetos pedagógicos alinhados aos objetivos que a instituição traçou para o ano letivo.

 

  • Reformulações

É normal que algum projeto realizado em 2022 não tenha saído conforme o planejado e precise ser repensado para 2023. Algumas vezes a questão é simplesmente suspendê-lo. Porém, em outras vezes, algumas reformulações já são o suficiente para resolver aquilo que não deu certo ou para buscar resultados melhores.

 

  • Levantamento de recursos a serem implementados

Os projetos traçados para o ano letivo muitas vezes necessitarão de recursos. A reunião para o planejamento escolar 2023 também é o momento de levantar todos os materiais, tecnologias e investimentos que serão necessários para dar andamento ao que foi planejado. É necessário também definir quem será o responsável pelas aquisições/contratações e em qual prazo isso se dará.

 

 

Dicas que vão te ajudar a fazer um excelente planejamento escolar 2023

Para que o seu planejamento escolar 2023 seja realmente assertivo, com foco em objetivos relevantes e clareza sobre os problemas pedagógicos que precisam ser corrigidos, há algumas questões que podem te ajudar:

 

  • Tenha dados centralizados para poder consultar

Para entender o que está indo bem na parte pedagógica e o que não está, é fundamental consultar dados. Esses dados podem ser: notas, frequência, ocorrências, abertura de materiais complementares enviados no AVA da escola, entre outros. Para que todas essas informações possam ser conferidas facilmente, o ideal é que estejam centralizadas dentro de um mesmo local.

 

Se a sua escola possui uma plataforma que faz a integração com diversos sistemas da escola, isso pode te ajudar. Vou te dar um exemplo. Aqui na ClipEscola nós desenvolvemos a Plataforma de Transformação Digital M3I. Ela possui, entre outras coisas, agenda digital e ambiente virtual de aprendizagem. Somente desses recursos já é possível extrair vários dados. Como ela se integra também ao sistema de gestão escolar, todos os dados lançados no sistema podem ser conferidos pela Clip também, centralizando tudo em um só local.

 

  • Faça uma pesquisa com pais, responsáveis e alunos previamente

Antes de fazer o planejamento escolar 2023, uma boa ideia é rodar uma pesquisa entre os pais e os alunos atuais. Essa pesquisa pode trazer insights interessantes que têm o potencial de agregar às estratégias definidas para o ano letivo.

 

Para realizá-la, levante diversos pontos importantes e peça que o seu público opine sobre eles. Essa pesquisa pode ser realizada pela agenda digital, que é um canal com alto engajamento. Para que os resultados possam ser mensurados facilmente, o ideal é que as perguntas sejam de resposta fechada. Entenda mais sobre pesquisas neste outro artigo.

 

  • Pesquise as melhores práticas de mercado

Existe um processo utilizado por empresas de diversos segmentos chamado benchmarking. Ele serve para que as instituições tomem conhecimento das melhores práticas de mercado em diversos aspectos que as afetam. Assim, elas podem se inspirar no sucesso alheio para que consigam reproduzi-lo. 

 

No bench, normalmente é realizada uma reunião entre as empresas. No seu caso, seria uma reunião entre a sua escola e outras que são bem-sucedidas em aspectos que vocês gostariam de ser também. Caso você não consiga realizar essas reuniões, eu trouxe para você alguns registros de cases de sucesso que já podem te ajudar a buscar inspiração. Aqui estão os cases em formato textual e aqui em formato de vídeo

 

É interessante que essa pesquisa das melhores práticas ocorra antes da reunião para o planejamento escolar 2023. Isso porque essas inspirações podem afetar as tomadas de decisão sobre os objetivos e estratégias da escola para o ano letivo. Então, fica a dica!

 

Como a ClipEscola pode ajudar?

 

Você sabia que a Plataforma de Transformação Digital M3I que desenvolvemos aqui na ClipEscola pode contribuir com o seu planejamento escolar 2023 de diversas formas? Para começar, podemos te ajudar na centralização dos dados a serem analisados para a definição de estratégias. Como temos agenda digital, ambiente virtual de aprendizagem e integração com sistemas de gestão, é possível consultar diversas informações relevantes diretamente na nossa solução.

 

A Clip também pode te ajudar a rodar pesquisas com o seu público antes da reunião de planejamento. Temos dois recursos para isso: enquete e form. Os resultados dessas pesquisas podem ser mensurados facilmente e te dar insights importantes para o planejamento do ano letivo.

 

Tem mais, tá?! Temos múltiplos calendários. Com eles a sua escola pode deixar todas as datas do calendário escolar já programadas com antecedência. Pode também usar o recurso de calendários para a reserva de sala e equipamentos para a reunião de planejamento escolar 2023. Para saber mais sobre as nossas soluções, solicite contato por aqui.

 

Leia mais
– Gestão pedagógica: o que é, quais as funções e como evitar erros comuns
– Como criar calendários escolares personalizados

Curtiu as nossas dicas para o seu planejamento escolar 2023? Espero que elas te ajudem bastante! Se precisar da gente, estamos bem aqui!
CTA_Kit de Boas Festas 2023

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn