fbpx Skip to content
Gestão Pedagógica

COMPARTILHE

20 de junho - 2022

Gestão pedagógica: o que é, quais as funções e como evitar os erros mais comuns

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1619 palavras, 9325 caracteres)

Educação é a razão de ser de uma escola. É o que ela oferece ao público, e é para isso que existe. Então, dentre todos os pilares que compõem a gestão escolar, o mais importante é a gestão pedagógica. É ela que garantirá a qualidade do ensino ofertado, ou seja, do serviço que a instituição oferece. Por isso, nesse tipo de gestão, a excelência deve ser perseguida com ainda mais afinco. No final das contas, o resultado advindo dela é o que representará a imagem da escola perante o público.

 

O que é gestão pedagógica?

 

Gestão pedagógica é aquela que tem foco na área pedagógica da escola, ou seja, no ensino e em todas as práticas que se relacionam com ele. Ela cobre desde a parte de planejamento até a análise do que acontece em sala de aula e a busca por progresso. Como a formação continuada dos professores e a participação das famílias afetam os resultados de aprendizagem, essas esferas também entram no guarda-chuva da gestão pedagógica.

 

Quem é o responsável pela gestão pedagógica?

 

A gestão pedagógica não é feita por um único par de mãos. Em geral, ela é responsabilidade do diretor e do coordenador pedagógico, mas pode também envolver as figuras do supervisor pedagógico e do orientador pedagógico. Como você verá a seguir, essa gestão engloba uma série de funções, então é realmente muito mais viável executá-la dividindo tarefas.

 

 

Quais são as principais responsabilidades da gestão pedagógica?

 

Vamos ver tudo o que abarca a gestão pedagógica? Olha só:

 

  • Planejamento Pedagógico

 

A primeira parte das responsabilidades da gestão pedagógica diz respeito ao planejamento. As funções são:

 

– Planejar a forma como se dará o alinhamento com as novas diretrizes educacionais, entre elas a BNCC e o Novo Ensino Médio.

 

– Definir qual será a metodologia utilizada pela escola, bem como o material didático.

 

– Articular a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de maneira democrática.

 

– Criar estratégias para promover e incentivar a formação continuada dos professores.

 

– Buscar maneiras de promover a educação inclusiva.

 

– Planejar formas de nivelamento de estudantes com baixo rendimento.

 

– Identificar a necessidade e planejar a inclusão de tecnologias no ensino.

 

– Observar indicadores de qualidade do ensino e planejar formas de elevar os resultados de aprendizagem da escola.

 

  • Práticas Pedagógicas

 

A segunda parte das funções da gestão pedagógica é algo mais “mão na massa”. Veja:

 

– Disponibilizar materiais que os professores necessitem para as atividades em sala de aula.

 

– Providenciar a compra de recursos e tecnologias para as aulas, seguindo o que foi planejado ou alguma necessidade urgente que surgiu.

 

– Acompanhar a execução de projetos de ensino e aprendizagem.

 

– Organizar reuniões.

 

– Dar suporte aos professores na construção do planejamento anual e dos planos de aula.

 

– Organizar treinamentos.

 

– Estimular o engajamento dos docentes com os recursos tecnológicos disponibilizados pela escola.

 

  • Relacionamento com Alunos e Familiares

 

A terceira e última parte das responsabilidades da gestão pedagógica diz respeito a um aspecto que tem peso considerável nos resultados de aprendizagem: o relacionamento com as famílias e com os estudantes. Nesse sentido, algumas das funções são:

 

– Promover o envolvimento das famílias na vida escolar do aluno.

 

– Garantir a ciência dos pais e responsáveis a respeito de notas, frequência, comportamento e desempenho dos alunos nos estudos.

 

– Engajar as famílias em eventos e reuniões da escola.

 

– Promover uma comunicação escolar efetiva.

 

– Garantir o atendimento de qualidade a pais e responsáveis que precisarem falar com a escola.

 

– Realizar a mediação de conflitos.

 

– Incentivar o engajamento de pais, responsáveis e alunos com as tecnologias disponibilizadas pela escola.

 

 

Quais são os erros mais comuns da gestão pedagógica?

 

Você viu quantas funções existem na gestão pedagógica? Pois é… responsa, hein?! Agora então vamos ver alguns erros que também acontecem, para que você possa se desviar deles, tá bom? 

 

  • Falhas no planejamento

 

Uma parte importante das funções da gestão pedagógica é o planejamento. Ele é um norte para todo o resto, então, deve ser o mais assertivo possível. Uma falha nessa etapa, por exemplo, é não realizá-la de forma democrática.

 

Você sabe que quem vivencia o dia a dia em sala de aula são os professores, certo? Então, a percepção deles faz toda a diferença. Há situações e particularidades que só eles conhecem, e ignorar isso pode resultar em um planejamento pouco efetivo.

 

Outra falha comum no planejamento é deixá-lo engessado demais. É preciso haver uma certa flexibilidade, pois situações imprevistas acontecem. Por exemplo, se os professores identificam que vão precisar de determinado recurso para a realização de um projeto ou para a melhora nos resultados de aprendizagem, isso é algo a ser considerado, mesmo que a compra não esteja naqueles planos traçados inicialmente.

 

  • Falta de diálogo com a comunidade escolar

 

Um erro comum na gestão pedagógica é não estar presente no dia a dia da comunidade escolar. O gestor, é claro, possui muitas questões burocráticas a resolver, mas não deve ficar o tempo todo fechado em uma sala e sem circular pela escola. São nos corredores, na sala dos professores e até na porta da sala de aula que dá para captar as minúcias da rotina, o clima e as coisas que não são reportadas nas reuniões.

 

É importante também reduzir as barreiras para o atendimento a professores, familiares e alunos. Quando eles precisam falar com o gestor, isso não pode ser algo muito difícil, só com agendamento de dia e horário ou com muitos intermediários. Então, facilite as coisas! Tente ser mais acessível para quem bater na sua porta e disponibilize um canal de comunicação direto, que não precisa ser respondido na hora, mas que não necessite de intermediários.

 

  • Resistência a mudanças

 

A educação deve preparar o aluno para o mundo real, fora das paredes da sala de aula. Então, a gestão pedagógica não pode estar alheia às mudanças sociais e tecnológicas, nem às novas demandas do mercado de trabalho, que devem se refletir no aprendizado. Por isso, um grande erro do gestor é não acompanhar as tendências para a educação ou não aplicá-las por temer sair da zona de conforto.

 

Da mesma forma, é normal que os docentes tenham esse medo, mas o gestor pedagógico não deve comprá-lo. Pelo contrário, ele deve encorajar, orientar e dar treinamentos para que os professores possam quebrar a barreira do medo e aplicar as mudanças necessárias no dia a dia em sala de aula.

 

Como a ClipEscola pode ajudar na gestão pedagógica?

 

Você viu que o relacionamento com familiares e alunos é um dos pilares da gestão pedagógica, certo? Nesse quesito, podemos te ajudar em tudo o que você precisar! Nós da Clip desenvolvemos a Plataforma de Transformação Digital M3I, que tem como foco principal a comunicação escolar. Pela nossa agenda digital, que funciona por app, você consegue aproximar muito as famílias do dia a dia na escola. 

 

Dá só uma olhada no que é possível fazer pela agenda:

 

  • Enviar recados digitais aos pais e obter confirmação de leitura automática (eles não conseguem desabilitar);

 

  • Receber recados dos pais e configurar horários para as respostas a eles;

 

  • Criar categorias para que cada área da escola possa se comunicar diretamente com os pais e receber recados deles;

 

  • Enviar notas, frequência e demais informações sobre o aluno de maneira direta ou por integração com outros sistemas;

 

  • Agendar reuniões e eventos com os pais, receber a confirmação automática e sincronizar a data com a agenda do celular deles, para que eles recebam notificações e não esqueçam da ocasião;

 

 

Além de tudo isso, a nossa plataforma conta com um módulo para a comunicação interna da escola. Ou seja, toda a comunicação necessária com os colaboradores pode ser realizada pela Clip! Até mesmo as reuniões podem ser agendadas pela ferramenta, bem como a reserva de salas e de equipamentos para elas. Facilita bastante diversos aspectos da gestão pedagógica, não acha? Solicite mais informações por aqui.

 

Leia mais
– Diretor escolar: função, missão e desafios
– Agenda digital: transforme a comunicação da sua escola!

 

Fazer a gestão pedagógica é um baita desafio, não é mesmo? E você sabe… ter ajuda é sempre bom. Então, conte com a Clip para facilitar a sua rotina!

 

CTA_Infográfico - Agenda Digital x Sistema de Gestão Escolar

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.