fbpx Skip to content
Planejamento Escolar

COMPARTILHE

12 de novembro - 2021

Planejamento Escolar: o que é e tudo o que você precisa saber para elaborá-lo

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1519 palavras, 8882 caracteres)

Você sabe que para ter um ano letivo organizado, estruturado e com sucesso nos objetivos pedagógicos, é necessário planejá-lo, certo? É justamente por isso que você está aqui! Hoje você vai entender o que é um planejamento escolar, o que ele contém, quem participa da elaboração, qual a diferença entre esse planejamento e o PPP e mais!

 

Vamos lá? Me siga!

 

O que é um planejamento escolar?

 

O planejamento escolar é aquele que é realizado no início do ano com foco na parte pedagógica. Ele norteia as ações de todo o corpo docente para que os objetivos de ensino sejam alcançados.

 

Algumas questões definidas nesse planejamento são:

 

  • Calendário escolar
  • Grade de horários dos professores
  • Formação das turmas
  • Organização de conteúdos das disciplinas ao longo do ano letivo
  • Projetos pedagógicos que serão implementados
  • Pontos que precisam ser reformulados
  • Tecnologias que serão incorporadas à sala de aula

 

Para isso, analisa-se:

 

  1. O que deu certo e deve continuar
  2. O que deu errado e deve parar
  3. O que ainda não foi feito e deve ser testado para que o ensino possa avançar

 

Como você pode perceber, as decisões não partem do zero. O planejamento escolar precisa ter como base uma análise de tudo o que foi planejado e executado no ano anterior e os resultados que foram colhidos. É claro que para analisar os resultados, é necessário haver registros e dados que possam ser consultados. Portanto, sempre tenha essas informações!

 

Quem participa da elaboração do planejamento escolar?

 

O planejamento escolar é fruto de uma construção coletiva. O gestor escolar não é a única mente pensante nesse processo, há muitos outros atores envolvidos também. Os professores, por exemplo, são vitais nesse momento, pois são eles que estão em contato com os alunos, conhecem as rotinas em sala de aula e vivenciam na prática todas as ações que são propostas no planejamento.

 

Há outras três figuras importantes nesse processo: os estudantes, os pais e a comunidade. Como são muitas pessoas, o ideal é que a escola escute os seus representantes: o conselho de pais, o grêmio estudantil e os representantes da comunidade na qual a instituição de ensino está situada.

 

Levando em consideração todos esses pontos de vista, o planejamento escolar só tem a ganhar. Isso não quer dizer que todas as sugestões serão atendidas, mas é importante ao menos que sejam consideradas e analisadas. Com essa colaboração, o planejamento tende a ser muito mais assertivo. Então, anote bem essa dica!

 

Qual é a diferença entre planejamento escolar e projeto político-pedagógico?

 

Essa é uma confusão bem comum. Vamos esclarecê-la então: planejamento escolar e projeto político-pedagógico (PPP) não são a mesma coisa! Há semelhanças, mas o PPP é algo mais completo, complexo e perene. Ele aborda questões como:

 

  • Missão da escola
  • Clientela
  • Dados de aprendizagem
  • Recursos (financeiros, humanos, físicos e digitais)
  • Diretrizes pedagógicas
  • Plano de ação

 

É claro que, de tempos em tempos, o projeto político-pedagógico é revisto e reformulado, mas não com a mesma constância do planejamento escolar, que é anual. Para entender melhor sobre o projeto político-pedagógico, acesse este outro artigo.

 

Por que o planejamento escolar é importante?

 

O planejamento escolar é essencial para a organização do ano letivo. Vamos lembrar que uma parte do que é definido nele está ligada a questões logísticas como a formação das turmas, a grade de horários dos professores, etc. Não há nem como dar andamento às atividades sem ele, concorda?

 

Outro aspecto importante a ressaltar é que o planejamento escolar permite que o ensino ocorra em ritmo uniforme entre as diferentes turmas do mesmo nível de ensino, mesmo que elas tenham professores diferentes lecionando a mesma disciplina. Seguindo o que foi planejado com relação à distribuição dos conteúdos ao longo do ano letivo, não acontecerá de uma turma estar mais adiantada na matéria do que outra, por exemplo.

 

A cereja do bolo dos “porquês” tem um nome: evolução. Como você já leu no primeiro tópico, o planejamento também tem a finalidade de analisar o que deu certo, o que não deu e que inovações podem ser implementadas para o ensino avançar. Esse é um ponto-chave para que o processo de ensino-aprendizagem não fique estagnado na sua escola, talvez até repetindo erros que poderiam sair da equação.

 

Acho que já deu para perceber a importância do planejamento escolar, não é? Então, no início do ano, quando você e todos os demais envolvidos se juntarem para elaborá-lo, tenha todas essas questões em mente e não esqueça de buscar a excelência para a sua escola!

 

O que pode ajudar a tornar o planejamento mais assertivo?

 

Há questões que podem sim contribuir para o seu planejamento escolar. Vamos a algumas delas:

 

  • Ter todos os dados centralizados em um só local

 

Um dos pontos do planejamento escolar é a análise do ano anterior, certo? Há muitos dados que podem colaborar para isso, como por exemplo: frequência dos alunos nas aulas online; quantidade de acessos pelos estudantes dos materiais que são disponibilizados na plataforma; engajamento em fóruns de discussão; participação dos pais x ações que foram tomadas para aumentá-la x melhora das notas dos alunos desde então; etc.

 

Muitos desses dados podem gerar bons insights para o planejamento escolar. Então, o ideal é que haja um local que possa centralizar todas essas informações – sejam elas geradas dentro desse local ou convergidas nele por meio de integrações. A plataforma que desenvolvemos aqui na ClipEscola, por exemplo, faz tudo isso.

 

  • Realizar pesquisas diretas com alunos e pais

 

Além dos dados em si, que podem ser analisados pelo gestor, uma outra ação que pode agregar ao planejamento escolar é uma consulta direta com os alunos e pais da sua escola. A instituição pode, por exemplo, levantar diversos pontos-chave e colocá-los em uma pesquisa para que pais e alunos possam opinar.

 

Essa pesquisa pode ser rodada de forma massiva com todos os estudantes e suas respectivas famílias em questão de segundos. Para isso, é claro, é preciso que a escola possua agenda digital e que ela tenha um recurso como este.

 

  • Benchmarking

 

Você sabe o que é benchmarking? É o processo no qual uma empresa (no caso, a sua escola) busca conhecer as melhores práticas de mercado para o segmento em que atua para, com base nisso, alcançar um desempenho superior.

 

Uma ação comum no processo de benchmarking é uma empresa realizar uma reunião com outra que é bem-sucedida e buscar inspirações nas práticas que ela utiliza. Fazer isso poderia ajudar muito a sua instituição na parte do planejamento escolar que busca o avanço no ensino por meio da inovação.

 

Aqui neste link você encontra cases de sucesso de diversas escolas em aspectos variados como aulas online, enfrentamento de crise, comunicação escolar, engajamento dos pais, redução do índice de alunos em recuperação escolar, novo ensino médio, etc. Já é um bom começo para buscar inspirações, não acha? 

 

Como a ClipEscola pode ajudar

 

Nós da ClipEscola podemos ajudar a sua instituição em diversos aspectos. Um deles é o que você leu no tópico anterior, a questão do benchmarking. Sendo nosso cliente ou não, nós podemos te auxiliar a conhecer as melhores práticas de mercado por meio da experiência de nossos “Clipers”, registradas nos cases de sucesso.

 

Também podemos te ajudar nos outros pontos citados, como a reunião de todos os dados da escola em um só local e a realização de pesquisas em massa com pais e alunos. Além disso, a nossa Plataforma de Transformação Digital pode ajudar a trazer grandes inovações para a sua escola em quesitos como:

 

  • Aulas online e híbridas
  • Disponibilização de materiais didáticos de forma virtual
  • Recebimento de trabalhos com controle de prazo
  • Aplicação de provas
  • Comunicação escolar com pais, alunos e colaboradores
  • Automação de recebimentos e cobranças, etc.

 

Solicite mais informações por aqui.

 

Leia mais
– O que é o PPP e tudo o que você precisa saber sobre ele
– 10 problemas escolares do dia a dia que a ClipEscola resolve

 

E aí, pronto para colocar a mão na massa e fazer um planejamento escolar de excelência? Conte com a Clip para o que precisar!

 

CTA_Calendário Pedagógico 2022

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.