Gestores de redes de franquias escolares

COMPARTILHE

26 de julho - 2019

Transformação digital em franquias escolares: uma comunicação sem barreiras entre gestores e unidades educacionais

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1079 palavras, 6377 caracteres)

Seis das 50 maiores franquias do Brasil são do segmento educacional. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising, que aponta também em relatório que o setor de franquias está em escala crescente no país. Com a alta, os franqueadores precisam ter atenção redobrada com os padrões da marca, que devem ser seguidos por todas as unidades para que se mantenha a qualidade dos serviços e a boa reputação construída. A transformação digital para franquias escolares, nesse sentido, pode oferecer uma enorme contribuição, permitindo um panorama completo das informações das unidades e uma comunicação sem barreiras entre franqueadores e toda a rede de ensino.

 

O que é transformação digital?

 

Transformação digital é um conceito que está alcançando empresas de diversos segmentos, inclusive o educacional. Trata-se da estruturação de processos em alicerces tecnológicos com intuito estratégico, focando em objetivos como o aumento da qualidade das entregas, a redução de custos, o aumento da produtividade, entre outros. Nesse cenário, a tecnologia é empregada de forma planejada e integrada, fazendo com que todos os ecossistemas da instituição trabalhem em cooperação mútua para alcançar os objetivos propostos.

 

Quais as vantagens que ela traz para franquias escolares?

 

Se você administra uma rede de franquias escolares, vai conseguir visualizar facilmente as vantagens de aplicar a transformação digital sobre todas as suas unidades. Confira algumas:

 

  • Comunicação com todas as unidades em todos os níveis

 

O que você acha de poder se comunicar do próprio celular com todas as unidades da sua franquia, de maneira organizada e segmentada? Com o emprego da transformação digital sobre as franquias escolares, toda a comunicação é convergida em um só canal. O gestor de redes (nesse caso o franqueador) passa então a ter acesso ilimitado a todas as unidades franqueadas.

Na prática, o franqueador pode tirar o celular do bolso e se comunicar por aplicativo com qualquer um dos franqueados individualmente, com todos ao mesmo tempo (recados massivos), ou mesmo com os colaboradores das unidades ou com o público final a que elas atendem. Toda essa comunicação ocorre de forma estruturada, permitindo que o gestor de redes possa segmentar os perfis de público com quem irá se comunicar.

 

  • Divulgações e campanhas em massa

 

Quer realizar uma divulgação interna para toda a sua rede? E que tal criar uma campanha focada em algum segmento, como por exemplo os professores das unidades? Essa é uma outra porta que se abre com a transformação digital.

 

Lembra que eu te falei que é possível se comunicar com as suas unidades em todos os níveis? Pois é, também é possível realizar campanhas de endomarketing em todos os níveis. Os perfis de colaboradores que você quiser, ou mesmo todos os perfis, receberão o conteúdo da sua campanha diretamente no celular, que é uma ferramenta que todas as pessoas acessam com uma grande frequência diária. Assim, você tem um canal direto e certeiro para realizar ações para todo o público interno e até para alunos e pais, se desejar. Bem interessante, não acha?

 


 

  • Melhor controle do cumprimento dos padrões pelas unidades

 

Com a transformação digital nas franquias escolares, os franqueadores conseguem monitorar mais de perto se os franqueados estão mantendo os padrões da marca. Essas normas são realmente importantes, pois qualquer escola que usar o nome da marca irá levar com ela o valor imaterial que foi construído pela franquia ao longo do tempo. Por isso a importância de monitorar o cumprimento desses padrões.

 

Essa tarefa se torna mais fácil se todas as informações de todas as unidades estão convergidas em um único canal. Qualquer dado que o franqueador precisar acessar – seja do sistema de gestão, de comunicação, de marketing ou de outro software – estará lá nesse local, pois na transformação digital a escola inteira é integrada.

 

  •  Gerenciamento dos royalties de toda a rede de franquias escolares

 

Sabe os royalties que você recebe todo mês das franquias escolares da sua rede? Você sabia que é possível gerenciar tudo pelo mesmo canal que você se comunica, realiza ações e monitora as unidades? Sim, tudo o que precisar pode ser feito em um só local. A evolução da tecnologia anda lado a lado com o aumento da praticidade.

 

E não pense que a facilidade é só para o seu lado não, ela é para todos. Para o franqueado também é muito mais simples pagar os royalties em apenas alguns cliques, em questão de segundos. E ele ainda pode fazer isso pelo mesmo canal que administra os recebimentos da unidade dele, como mensalidades, taxas de passeios, etc. É uma praticidade 360°!

 

Como começar?

 

A sua rotina como franqueador de toda uma rede de franquias escolares certamente é bastante atribulada. Se você percebeu as vantagens estratégicas e as facilidades que a transformação digital pode trazer à sua franquia, é hora de dar o primeiro passo. Para isso, você precisará de uma plataforma de transformação digital.

 

Aqui na ClipEscola nós desenvolvemos a Plataforma de Transformação Digital M3I, um recurso que atua diretamente na comunicação e no marketing das escolas, e se integra a todos os softwares de todas as áreas das instituições de ensino, convergindo dados dos sistemas em um único local. A solução traz a transformação digital gradualmente até as escolas, conduzindo-as por uma jornada progressiva.

 

Todas as facilidades que você leu neste post são contempladas pela plataforma, além de muitas outras. Você pode conhecê-las mais a fundo pela nossa apresentação oficial. Para entender melhor como é possível aplicar a transformação digital a todas as franquias escolares da sua rede, solicite uma reunião por aqui.

 

Leia mais
– Como comunicar-se de forma eficaz com todas as unidades da sua rede de escolas
– Programa de Transformação Digital chega ao mercado

 

Pronto para começar a aplicar a transformação digital nas suas franquias escolares? Depois não esqueça de comentar aqui no post como foi o resultado!

 

Programa de Transformação Digital M3I

 

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.