facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Gerente de sucesso: a peça-chave para os desafios da comunicação escolar

4 de setembro de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1111 palavras, 6398 caracteres)

Foi dada a largada e a sua escola decidiu entrar com os dois pés na era digital, migrando toda a comunicação escolar para o mundo online. Wowww… grande passo! Mas e agora? Como escolher uma ferramenta que dê conta dessa missão e que torne a transição suave para todos? Há muitos critérios que pesam na escolha, mas um deles com certeza é o acompanhamento de um Gerente de Sucesso do Cliente.

 

Mas o que é um Gerente de Sucesso?

 

O Gerente de Sucesso, também conhecido como Customer Success Manager, ou simplesmente CS, é o profissional que tem a responsabilidade de auxiliar o cliente para que ele obtenha o sucesso desejado no uso de uma determinada solução.

 

No contexto da comunicação escolar, por exemplo, o Gerente de Sucesso é alguém que conhece profundamente as rotinas e o funcionamento da escola e está apto a ensinar gestores e colaboradores a utilizarem a ferramenta da melhor maneira possível, de modo que atinjam a todos os objetivos almejados.

 

Além dos ensinamentos iniciais, o mesmo profissional acompanha a equipe docente ao longo de toda a jornada, sanando dúvidas, guiando e orientando sobre as melhores práticas, ouvindo sugestões de melhoria e prestando todo o suporte necessário.

 

Qual a relevância dele para a comunicação escolar?

 

Difícil responder a essa questão. Como colocar uma medida em algo incomensurável? O Gerente de Sucesso é uma peça tão essencial para as instituições de ensino que estão virtualizando a comunicação escolar que é quase impossível imaginar esse cenário sem ele.

 

Para começar, a disponibilização desse profissional pela empresa que desenvolve a solução é a primeira prova de atenção e comprometimento com as escolas que a adotam. Mostra que elas não estão sozinhas nos desafios diários, e que sempre que precisarem, haverá uma mão estendida para ajudá-las.

 

É fundamental ter com quem contar, não acha? Entenda um pouco mais:

 

Segurança na etapa de transição

 

Medo da mudança é um sentimento comum. Quando a escola migra do papel para o digital, é normal que dê aquele friozinho na barriga. Afinal, foram anos se comunicando pelo meio físico, e embora esse processo seja bastante limitado, era algo que professores e gestores já estavam habituados.

 

Mas a sua escola quer avançar, certo? Para isso, é necessário desapegar-se. Abandonar mesmo aquela velha zona de conforto e aventurar-se por um novo caminho. E quando vamos para um território desconhecido, não é tudo bem mais fácil se temos à disposição um guia que conhece o local? Esse guia, no caso da comunicação escolar, é o Gerente de Sucesso.

 

Ele domina muito bem a solução que a sua escola passará a usar; é paciente, pois sabe que os colaboradores não têm nenhum conhecimento da ferramenta; é especialista na rotina escolar; e tem boa vontade, pois a razão de existir dele é auxiliar vocês.

 

Ufaaa… saber disso dá aquele alívio, não acha? Ter uma solução para a comunicação escolar que vem acompanhada de um profissional assim tira até aquele peso do “medo de fazer errado”, “de não saber mexer”, “de não se adaptar”, não é? Afinal, todo esse momento de passagem é feito lado a lado com o Gerente de Sucesso designado para a sua escola.

 


 

Direcionamento na busca pelo sucesso

 

Passada a etapa de transição, quando todos os colaboradores já “pegaram o jeito”, chega o momento de a escola perguntar: “tá, e o que mais???”, “além da comunicação escolar básica de todo dia, o que podemos fazer para dar aquela incrementada?”.

 

Quando essa vontade de ir além desperta, o Gerente de Sucesso é com certeza a pessoa que você vai querer ter ao lado. Ele é capaz de dar à escola diversos “insights” para que ela atinja todos os objetivos que tem – e outros que nem imaginava – com a comunicação escolar.

 

Por exemplo, se você quer fazer pesquisas de intenção de rematrícula, de satisfação e diversas outras, ele pode te ajudar! Se quer aumentar a participação dos pais nos eventos da escola, pergunte como ao seu Gerente de Sucesso. Quer reduzir a inadimplência? Peça a ajuda dele!

 

Ahhh, e caso você não tenha um objetivo bem claro, mas queira dar “aquele up”, também pode perguntar a esse profissional o que ele recomenda, que boas práticas as escolas mais avançadas estão aplicando, quais são as outras possibilidades que a ferramenta apresenta, etc. Se tem alguém que pode abrir um leque de ideias à sua escola, com certeza é o seu Gerente de Sucesso!

 

Quer conhecer um Time de Sucesso de primeira?

 

Sentiu o quanto é importante ter o acompanhamento de um Gerente de Sucesso para os desafios da comunicação escolar? Agora eu vou te apresentar a um Time de Sucesso que já auxiliou centenas de escolas e que possui uma experiência muito rica com esse público.

 

Está preparado? Te apresento então o Time de Sucesso ClipEscola:

 

CSs - Comunicação Escolar

Da esquerda para a direita: Paulo Otávio, Roberta, Marina, Paloma, Marcelo, Felipe

 

Não se engane pela carinha jovem. A quantidade de experiência que esses feras possuem não é para qualquer um não. Com a ajuda deles, diversos clientes já se tornaram cases de sucesso em comunicação escolar, realizando feitos que antes nem imaginavam.

 

Aumento no engajamento dos pais, elevação do desempenho dos estudantes e adesão massiva ao aplicativo de comunicação foram alguns dos muitos objetivos que escolas atendidas por eles alcançaram.

 

Esse time foi escolhido a dedo pela ClipEscola, scale-up catarinense que desenvolve a plataforma de comunicação e marketing que está revolucionando os hábitos de instituições de ensino de todo o Brasil e de diversos países do mundo. Para saber mais sobre a solução, que vem acompanhada de um gerente de sucesso dedicado, agende uma demonstração gratuita por aqui.

 

Leia mais
– 5 razões para escolher a ClipEscola para a sua instituição
– Gestão: como simplificar tarefas do dia a dia e gerar economia para a escola

 

Você acha que o acompanhamento de um Gerente de Sucesso seria importante para a evolução da comunicação escolar na sua instituição de ensino? Comente!

 

Infográfico - Comunicação eficiente

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of