fbpx Skip to content
Colégio Teutônia - Case de Sucesso ClipEscola

COMPARTILHE

19 de março - 2021

Case: Colégio Teutônia desbrava novas possibilidades tecnológicas na pandemia e já está com planos de modernização

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1286 palavras, 7119 caracteres)

O Colégio Teutônia é uma instituição “grande”, e não apenas em tamanho, mas também em visão. A escola se adaptou muito bem ao cenário pandêmico, descobriu facilidades tecnológicas que perdurarão e já possui no horizonte planos de modernização digital para diversas áreas. Hoje você conhecerá um pouco mais dessa história de sucesso inspiradora!

 

Colégio Teutônia e a experiência pandêmica

 

O fechamento inesperado das escolas em março de 2020 foi um momento desafiador para as instituições de ensino de uma forma geral. Para o Colégio Teutônia, que já usava a Agenda Digital ClipEscola desde 2017, no entanto, o impacto foi menor, pois a cultura de comunicação digital já estava internalizada.

 

“Os nossos pais já estavam tranquilos utilizando o aplicativo. Quando aconteceu a pandemia, eu não tive muito problema, porque os pais já acessavam”, explica a coordenadora de TI do Colégio Teutônia, Ana Lúcia Hamester.

 

Aulas Virtuais

 

Quando as aulas precisaram se adaptar ao cenário digital, a ClipEscola se mostrou de grande valia para além da comunicação escolar. Foi pela agenda digital que o Colégio Teutônia passou a enviar um planejamento diário de atividades para turmas de ensino infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 

 

O planejamento consistia em uma lista com as atividades. Ao longo das instruções havia também vídeos, inclusive videoaulas, e até links para jogos. Os pais dos alunos recebiam os documentos antes do horário normal de aula, para que o estudante pudesse começar as atividades no mesmo horário ao qual já estava habituado.

 

A falta de contato entre professores e alunos, no entanto, começou a pesar. Até então a ClipEscola ainda não tinha lançado as Salas de Aula Virtuais, e o colégio usava serviços do Google para aulas com estudantes do ensino médio, mas percebeu que para os alunos mais novos isso não funcionaria. “Usar o Classroom com crianças que nem sabem ler é impossível né. Nossos alunos lá da educação infantil, que têm até cinco anos, eles estão aprendendo as letras, as vogais, então não tinha como eles utilizarem”, relembra Ana.

 

Para a sorte da coordenadora de TI, a ClipEscola então lançou o módulo Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possui salas de aula virtuais com transmissões ao vivo. “Foi muito prático, porque aí já veio vídeo de como usar, já veio tutorial”, conta. Ana diz que se precisasse usar serviços externos, teria que criar um link e enviá-lo aos pais todo dia, o que seria muito processo. “Essa parte que foi criada pela ClipEscola deu uma autonomia legal para os professores utilizarem, e aí começou a funcionar muito bem”, afirma. 

 

Com isso, os professores puderam começar a entrar ao vivo em alguns momentos para falar com os aluninhos em casa. “Foi muito intuitivo e fácil de os pais utilizarem”, garante a coordenadora de TI, e complementa: “está tudo escrito ali, a professora só precisa ler, ela já vai saber como utilizar e o pai também, e funciona!”.

 


Recebimentos

 

Além das aulas, o Colégio Teutônia se deparou com uma outra situação que precisaria ser contornada: os recebimentos. Antes da pandemia, as mensalidades eram pagas via boleto impresso. Os alunos recebiam os boletos em sala de aula e os entregavam aos pais. Quando as aulas deixaram de ser físicas, no entanto, esse processo se tornou impossível. Sabe qual foi a solução? A ClipEscola novamente!

 

A ferramenta se integrou ao sistema da instituição de ensino e os boletos passaram a ser enviados aos pais de forma digital diretamente pelo app. “Foi um ponto muito positivo, porque foi de uma hora para a outra, durante a pandemia, que vocês conseguiram criar isso para nós e nos ajudar nessa questão”, recorda a coordenadora da TI.

 

O resultado foi tão bom que o Colégio Teutônia nem pensa mais em voltar ao boleto de papel. Nos curtos períodos em que pôde reabrir fisicamente, os envios continuaram digitais, e assim devem continuar, pois a instituição descobriu que há muitas vantagens nessa virtualização.

 

Ana explica que da forma física, existia o trabalho de passar em cada sala para entregar os boletos e a possibilidade de perda deles pelo alunoCom a virtualização, somente o responsável financeiro recebe o boleto, e bem na palma da mão. Além disso, a instituição também reduz custos e colabora com o meio ambiente. “A escola tem economia de papel, estamos mais sustentáveis”, afirma a coordenadora de TI.

 

Plano de modernização do Colégio Teutônia

 

A evolução digital no Colégio Teutônia não vai parar quando a pandemia estiver superada. A instituição tem grandes planos de modernização. “A ideia é atender cada vez melhor as nossas famílias, os nossos pais, então o plano de modernização é para isso”, revela Ana.

 

O plano irá analisar as atividades e processos de determinadas áreas e verificar o que pode ser feito digitalmente. Entre as atividades que estão no radar da modernização está a comunicação entre os colaboradores do Colégio Teutônia. A ideia é que tudo seja feito pela ClipEscola, já que a solução possui módulo de Comunicação Interna. Assim, as ligações telefônicas e o WhatsApp podem ser eliminados, por exemplo, do contato entre RH e colaboradores.

 

“A gente diminui gasto com telefone, a gente diminui várias coisas”, garante Ana. Outra vantagem citada pela coordenadora de TI é o fato de todo o contato ficar registrado dentro da ClipEscola.

 

Parceria de sucesso

 

Você acha que ClipEscola e Colégio Teutônia “deu match”? Depois de ler esse case, não acredito que você ainda tenha alguma dúvida! Para garantir, veja o que diz a coordenadora de TI: “estamos bem satisfeitos”. Viu? Essa parceria é sucesso!

 

Ana nos contou que antes da contratação da ClipEscola, ela chegou a fazer reunião com várias empresas do mesmo segmento, só que a nossa solução oferece serviços que as outras não têm! Ahhhh…. e tem mais um motivo: “um detalhe bem básico, mas que faz a diferença, é o nosso logo aparecer no celular do pai”, assegura a coordenadora de TI.

 

Caso você não saiba, a ClipEscola tem a opção de aplicativo personalizado! “Isso faz toda a diferença para nós, sem dúvida, porque é a cara da escola, o aplicativo ficou com cara de Colégio Teutônia”, justifica Ana, e assegura que esse é um detalhe que os outros aplicativos não tinham.

 

A sua escola também quer trilhar um caminho de sucesso junto com a ClipEscola? Então entre em contato com a gente por aqui!

 

Leia mais
– Os 4 estágios da transformação digital escolar – em qual você está?
– O que é preciso para oferecer ensino a distância e híbrido até o final de 2021

 

Você viu como o Colégio Teutônia está indo bem e em marcha de evolução contínua, mesmo com todo o cenário que temos? Se inspire por esse exemplo e evolua também, e claro, conte com a gente para te ajudar!

 

CTA_Saiba mais sobre a ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.