facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Reuniões eficientes resultam em pais engajados na escola

2 de setembro de 2016 | 2 comentários | Categoria(s): Educação, Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 4 minutos (696 palavras, 4220 caracteres)

Há um número crescente de abordagens inovadoras na educação, que estão alavancando e conectando as diferentes configurações e momentos nos quais as crianças crescem e aprendem. O objetivo dessas novas metodologias é criar sistemas de aprendizagem complementares contínuos, que colocam as famílias como parceiras fundamentais no processo de aprendizagem.

 

Essas ideias foram tiradas do relatório do Projeto de Pesquisa Familiar de Harvard para reuniões entre pais e professores. Nós concordamos e ficamos encantados ao saber que as necessidades que buscamos atender com nossa solução – identificada a partir de uma pesquisa realizada com escolas brasileiras – são totalmente compatíveis com as problemáticas apontadas pelo estudo norte-americano, assim como as saídas que encontramos.

 

O estudo citado, noticiado no Brasil pelo site Porvir, teve como foco as reuniões escolares, pois elas são uma importante forma de engajamento com os pais. Essa participação, por sua vez, se reflete no sucesso acadêmico e social do estudante. Reuniões sem adesão ou que não chegam a lugar nenhum implicam em perdas significativas para o processo de formação.

 

Confira algumas das dicas elencadas pelos pesquisadores de uma das universidades mais conceituadas do mundo, acrescidas da maneira como um app de comunicação escolar pode otimizar, agilizar e direcionar essas ações. Todos os trechos entre aspas foram traduzidos literalmente do relatório (originalmente em inglês).

 

“Comunique a importância das reuniões para toda a escola. Como forma de envolvimento familiar, reuniões entre pais e professores podem ser uma importante estratégia de melhoria educacional”.

 

  • Criando um evento no ClipEscola, os responsáveis automaticamente recebem quatro lembretes: uma semana antes do evento, no dia anterior, na data em questão e uma hora antes de começar. Tem chance de esquecer?

 

“Trabalhe com os professores para fornecer informações sobre as melhores práticas na condução de reuniões entre pais e professores”.

 

  • Com os comunicados elaborados do ClipEscola, você já pode deixar pronto como modelo um guia para reuniões, adaptado à realidade específica da sua escola, e enviá-lo sempre e para quem achar necessário. Se preferir, as orientações também podem ser passadas em formatos multimídia, como imagens e vídeos.

 


“Ajude as famílias a acessarem os dados sobre a frequência e desempenho da criança eletronicamente e por outros formatos. Faça com que as famílias saibam que essa informação destina-se a apoiar a aprendizagem e crescimento dos alunos”.

 

  • Você já sabe que nós acreditamos firmemente que a maneira mais fácil de publicar esses dados é disponibilizando-os no celular, permitindo que os pais carreguem essas informações valiosas no bolso e possam consultá-las a qualquer momento, não é mesmo?

 

“Existem várias maneiras de você obter feedback sobre o que funcionou e o que não funcionou bem durante as reuniões entre pais e professores. Pesquisas e grupos focais são úteis para avaliar as experiências tanto dos professores quanto dos pais antes e durante as reuniões, mas o feedback informal pode ser tão importante quanto. Use essa informação para melhorar constantemente o planejamento, o desenvolvimento profissional e a implementação de reuniões entre pais e professores”.

 

  • Uma maneira simples, prática e imediata de obter esse feedback tão valioso é criar enquetes no celular sobre cada uma das questões mais importantes que necessitam da manifestação dos envolvidos. Assim, você saberá em tempo real a opinião do seu público e a adesão a suas propostas.

 

Leia mais
– 6 tipos de enquetes para a sua escola fazer com os pais dos alunos
– Você conhece os riscos de grupos de WhatsApp entre professores e pais?

 

E na sua escola, como funcionam as reuniões de pais? São eficientes, resolvem os problemas ou você sente que o tempo poderia ser melhor aproveitado? Compartilhe essas experiências com a gente!

 

Solicite Atendimento

 


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
adminSimone Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Simone
Visitante
Simone

Gostaria de receber maiores informações sobre o assunto.Tenho interesse, pois sou pesquisadora da Unesp na área de educação, tendo como foco a participação família nos Colegiados Escolares.

admin
Admin
admin

Oi Simone!

O site oficial do Projeto de Pesquisa Familiar de Harvard, assim como a folha de dicas, estão linkados na matéria e contêm todo o material integral e muito mais. Infelizmente, a maior parte desse material ainda não foi traduzido, mas nos links para o site Porvir você vai encontrar algumas coisas em português.

Muito sucesso na sua pesquisa!