Skip to content
escolha da escola

COMPARTILHE

02 de dezembro - 2019

Dicas do que observar na escolha da escola dos seus filhos

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (934 palavras, 5318 caracteres)

A escolha da escola dos filhos é uma decisão muito importante, pois impactará diretamente no desenvolvimento do estudante, bem como na vida profissional dele no futuro. É normal que você, que é pai ou mãe, fique aflito em ter nas mãos o peso de uma decisão como essa. É justamente por isso que você está aqui neste post, para encontrar orientações que te deem um norte, é isso que terá! 

 

Venha comigo. Vamos conferir todas as dicas, uma por uma!

 

1 – Método de ensino

 

O método de ensino diz muito sobre como será o dia a dia do seu filho na escola e sobre a maneira como a instituição conduzirá o aprendizado. Talvez você não tenha muita familiaridade com todos os métodos, mas é importante que faça uma pequena pesquisa. Se informe ao menos sobre as metodologias utilizadas pelos colégios que estão no seu radar. Assim, você saberá se essa forma de ensinar é mesmo o que está buscando para o seu filho.

 

Pergunte também às instituições se além do método principal utilizado por elas há alguma abertura para novos modelos que estão surgindo, que são impulsionados principalmente pelos avanços tecnológicos. Você pode conhecer alguns deles aqui. Caso haja essa abertura, isso mostrará que a escola não está alheia às mudanças que acontecem na sociedade, e que busca se manter atualizada para oferecer um ensino condizente com a realidade do mundo.

 

2 – Qualificação dos professores

 

Um outro fator essencial a se observar na escolha da escola dos filhos é o nível de qualificação profissional dos professores que constituem o corpo docente. Afinal, são eles que guiarão os estudantes pelos caminhos do aprendizado. 

 

Algumas questões que podem ser analisadas são: formação, experiência e atualização constante. O último ponto é tão importante quanto os que o precedem, pois tudo está em uma mudança contínua, e um bom profissional não pode ficar parado no tempo. Para se informar sobre essas questões, indague o coordenador pedagógico sobre elas. Uma “fuçada” no perfil dos professores no LinkedIn também nunca é demais, se você souber quem eles são.

 


3 – Estrutura física da escola

 

Coloque também a estrutura física da escola na lista de pontos para analisar. Veja como é o formato da sala de aula (cadeiras enfileiradas umas atrás das outras / formato de U / cadeiras divididas em grupos / puffs / etc.), se há quadras esportivas, se há espaço verde ou mesmo hortas, como são as áreas comuns, entre outros fatores que você considere relevantes. Veja se o que a instituição oferece está de acordo com as suas expectativas.

 

Algo legal a observar também é se a escola adota alguns dos novos conceitos de arquitetura escolar, que são voltados para agregar ao aprendizado, como você pode conferir por aqui. Locais bem projetados, conforme estudo, podem melhorar o rendimento escolar em até 25%.

 

4 – Uso de tecnologias

 

Este item com certeza não pode ficar de fora da sua análise na escolha da escola para os seus filhos estudarem. Como você sabe, o mundo hoje é tecnológico, e quando os estudantes atuais chegarem ao mercado de trabalho, com certeza precisarão estar preparados para profissões que são transpassadas pela tecnologia, como algumas que você pode conferir por aqui.

 

Escolas que são muito apegadas ao passado, e que não estão abertas para a realidade dos dias atuais, correm o risco de acabar preparando os alunos para profissões que ficarão obsoletas no futuro, como estas aqui. Além disso, estudos mostram que o próprio aprendizado de conteúdos comuns da grade curricular é favorecido quando entra o fator tecnologia, bem como a dinâmica das interações entre pais e escola. Por isso, pese bem esse item na sua escolha.

 

5 – Segurança e facilidade na entrada e saída

 

Quando se trata de crianças e adolescentes, segurança é primordial. Momentos de entrada e saída nas escolas podem ser perigosos, principalmente se forem desorganizados e caóticos. Você já deve ter ouvido a expressão “com criança não dá para piscar o olho”. Isso porque em questão de segundos, muita coisa pode acontecer. Afinal, sabemos que o trânsito é perigoso, e também que existem pessoas mal-intencionadas nos arredores das escolas.

 

E além do fator segurança, a entrada e saída das instituições normalmente é um grande estresse para os pais, pois pegam congestionamento, não encontram lugar para estacionar e até acabam cometendo infrações de trânsito na tentativa de buscar os filhos. Acontece que a mesma solução que as escolas podem empregar para aumentar a segurança também resolve o problema do caos no trânsito nesses horários. Trata-se de aplicativo que acompanha o trajeto dos pais e a entrada e saída dos estudantes. Saiba mais aqui. Na sua busca, vale verificar se a escola utiliza essa solução.

 

Leia mais
– 7 maneiras de utilizar a tecnologia para aumentar o desempenho escolar
– Como convencer a escola do seu filho a adotar aplicativo de comunicação

 

Espero que essas informações tenham te ajudado! Comente aqui o que pesa mais para você na escolha da escola para os seus filhos.

 

CTA Apresentação Oficial ClipEscola

 

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.