fbpx Skip to content
Processo de formação do aluno

COMPARTILHE

14 de julho - 2022

Como a ClipEscola pode contribuir com o processo de formação do aluno

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1511 palavras, 8663 caracteres)

Não há como negar: a tecnologia ampliou as possibilidades de ensinar e de aprender. Os professores nunca tiveram um leque de opções tão grande em mãos para trabalhar com os conteúdos. Os alunos, que eram passivos nesse meio, ganharam vez e voz, e se tornaram protagonistas da própria aprendizagem. É, o mundo digital virou a educação do avesso, e quem disse que esse não é o melhor lado? Em meio a isso, nós da ClipEscola também temos nossa contribuição a dar para o processo de formação do aluno, e é sobre isso que falaremos hoje!

 

Venha comigo, vamos ver todos os recursos da Clip que auxiliam nesse lado pedagógico:

 

1. Salas de Aula Virtuais

 

O primeiro dos nossos recursos voltados ao lado pedagógico que quero te apresentar são as salas de aula virtuais da nossa plataforma. Por elas, as escolas conseguem realizar transmissões de aulas ao vivo com interações por voz ou por chat.

 

Aí você me pergunta: “Ué, já voltamos ao presencial, para que me serviria esse recurso?”. Ora, para muita coisa! As aulas de reforço, por exemplo, não precisam ser presenciais. É muito mais cômodo para o aluno poder ficar no conforto de casa enquanto reforça sua aprendizagem com aulas ao vivo. Ele nem precisa se deslocar novamente até a escola em um outro período para assistir a essas aulas. Assim, a possibilidade de engajamento é bem maior!

 

Um outro uso possível é para uma parte das aulas do currículo do Novo Ensino Médio. Afinal, como você deve saber, a reforma tornou o EaD oficial nesse nível de ensino em qualquer tempo. Ele pode ser usado para 20% da carga horária do turno matutino, 30% da do noturno e 80% da do EJA. Então, aproveite essa possibilidade!

 

É sempre válido lembrar também que a quinta competência da BNCC é a cultura digital, justamente porque saber caminhar nesse meio é essencial para a formação do aluno nos dias de hoje. Então, as nossas salas virtuais podem fazer parte das estratégias da sua escola nesse sentido. Confira mais informações sobre as salas neste infográfico.

 

 

2. Agendamento de Aulas

 

Seja para aulas de reforço, aulas do Novo Ensino Médio ou para outros usos, é claro que a sua escola vai querer garantir o engajamento dos alunos com as aulas virtuais, não é mesmo? Então, nada melhor do que deixá-las agendadas e com envio de lembretes automáticos.

 

Sim, a nossa solução traz essa possibilidade! A sua escola pode facilmente criar eventos virtuais e enviar os convites de participação aos alunos. Ao aceitá-los, os estudantes já têm acesso às salas virtuais nos horários programados. Para que não se esqueçam, o evento fica sincronizado com a agenda do celular deles e envia lembretes periódicos conforme a ocasião se aproxima. Show de bola, né?

 

3. Diretório de Conteúdos

 

Sabe qual outro recurso a Clip tem para contribuir com as atividades didáticas e com o processo de formação do aluno? Um diretório de conteúdos com tecnologia de armazenamento em nuvem! Por ele a sua escola consegue disponibilizar materiais aos estudantes em diversos formatos e sem se preocupar com o peso dos arquivos, pois não há consumo de memória!

 

Dá para criar uma categoria para cada disciplina de cada série. Os professores então só precisam subir os materiais dentro das respectivas categorias e pronto! Tudo já fica lá organizadinho para os alunos acessarem de casa para a realização de tarefas, trabalhos e estudos complementares. 

 

Sabia que dá até para usar essa possibilidade dentro da sala de aula física? Há muitas metodologias ativas que trabalham com Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em Rotação por Estações, por exemplo, a sala é dividia em várias estações diferentes. Esse diretório pode contribuir com muitas delas, pois os alunos conseguem acessar as atividades preparadas para cada uma. Usando a criatividade, há muita coisa realmente interessante que dá para explorar! Saiba mais sobre o diretório de conteúdos por aqui.

 

4. Tarefas para casa

 

Tarefas escolares são uma parte importante da formação do aluno, pois é por meio delas que ele fixará o aprendizado. É claro que essa questão tão essencial também está contemplada na Clip!

 

Pela nossa plataforma é possível enviar atividades para casa e estabelecer prazos de entrega. Os alunos, quando finalizam os deveres, os devolvem ao professor pelo mesmo local. Os educadores conseguem acompanhar o status de entrega e até conferir a relação dos “atrasadinhos”. Muito mais organizado e eficiente assim, não acha?

 

5 . Provas

 

Provas? Temos também! Pela nossa ferramenta de Formulários, a sua escola consegue criar diferentes tipos de provas: com questões abertas, fechadas e mistas. Dá também para aplicar avaliações em formato de redação.

 

Ahhh.. para facilitar a sua vida, temos um modelo pronto de prova na nossa plataforma, e ele também pode ser personalizado. E sabe do que mais? Quando a avaliação é em formato de respostas fechadas, o professor nem precisa fazer a correção. Basta atribuir pesos a cada questão e o resultado será calculado automaticamente!

 

Aí se você estiver pensando: “Quando vou precisar disso se as aulas já retornaram ao presencial???”, eu te respondo: em pelo menos duas situações. Lembra que já falamos do Novo Ensino Médio e do EaD em parte da carga horária, né? Então, nessas aulas online também é possível aplicar provas, ué. Elas não precisam ser feitas somente nas aulas presenciais. 

 

Outra situação possível são os simulados. É normal que as escolas os apliquem em estudantes do terceirão. Porém, isso não precisa ser presencial. Como os alunos que fazem simulados não têm interesse em colar – pois afinal, o simulado não vale nota de verdade – não há mal algum na realização disso de maneira virtual. Ainda tem a vantagem de não consumir tempo de aula. Então, fica a dica!

 

6. Fóruns e Grupos de Alunos

 

O aprendizado colaborativo é importante na formação do aluno, pois o conhecimento não segue uma via de mão única, ele vem de vários lados, inclusive dos colegas. Por isso, na Clip você encontra recursos que possibilitam essas trocas, como os Fóruns e os Grupos de Alunos.

 

Com relação aos grupos, pode ficar bem tranquilo. Mesmo naqueles só de alunos, nos quais nenhum docente participa, ainda é possível fazer o monitoramento e exercer moderação. Assim, dá para ter uma garantia de que só conteúdos adequados passarão. Viu como pensamos em tudo?

 

7. Tira-dúvidas

 

Uma outra opção que a Clip traz é a de tira-dúvidas. Nesse caso, a escola habilita para que os estudantes possam tirar dúvidas com os professores pela agenda de recados em horários predeterminados. Assim, quando eles estiverem em casa e bater aquela dúvida na hora dos deveres, há um canal para saná-la sem precisar esperar pela aula seguinte.

 

É claro que tudo deve ocorrer dentro do horário de trabalho do professor, e é justamente por isso que há a opção de configuração de horários. Então, a instituição escolhe um momento dentro da jornada do educador para que ele fique disponível para esse tira-dúvidas. Vale lembrar, claro, que o uso dessa alternativa é totalmente opcional.

 

8. Agenda digital

 

Como estamos falando de recursos da ClipEscola que contribuem para a formação do aluno, não poderíamos deixar de citar a agenda digital para a comunicação com os pais. As pesquisas mostram que estudantes com pais participativos têm melhor rendimento escolar. Nesse contexto, uma comunicação realmente efetiva entre as famílias e a instituição de ensino faz total diferença.

 

A nossa agenda digital permite que as escolas se aproximem dos pais e responsáveis, envolvam-os com as rotinas escolares e fiquem sabendo de questões como: comportamento, participação na aula, notas etc. Assim, os familiares não são informados disso apenas em reuniões esporádicas durante o ano, mas sim no dia a dia. Dessa forma, acabam se tornando um braço direito da escola na aprendizagem dos estudantes. Saiba mais sobre a nossa agenda digital por aqui.

 

Leia mais
– Salas de Aula Virtuais ClipEscola: desvende todas as possibilidades que elas oferecem
– Agenda Digital ClipEscola: conheça os principais recursos da solução

 

Você viu todos os recursos que a ClipEscola possui para agregar na formação do aluno? Se quiser mais informações, basta solicitar o nosso contato por aqui.

 

CTA - Informações em Geral

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.