Calendário escolar 2019

COMPARTILHE

30 de janeiro - 2019

Calendário escolar 2019: datas para você incluir no cronograma da sua instituição de ensino

Tempo estimado de leitura: 14 minutos (2922 palavras, 16379 caracteres)

Você já criou o calendário escolar 2019 da sua instituição de ensino? Ainda não???? Então corra que já estamos no final de janeiro! Brincadeira, pode ficar tranquilo que ajudamos você. Aqui neste post você encontra as principais datas comemorativas do ano que fazem sentido para as escolas, e dicas do que fazer para comemorá-las. Se quiser, é só dar um Ctrl + C, Ctrl + V e adicionar ao calendário só as datas específicas da sua instituição. Ou então, use essa lista como base para criar a sua, incluindo e excluindo o que achar necessário.

 

Ah, e como já estamos no fim de janeiro, vamos começar o nosso calendário por fevereiro, tudo bem? E para não ficar uma leitura tão longa, vamos dividir o calendário em duas partes. As datas do 1º semestre você confere no post de hoje, e as do 2° no próximo, ok?

 

Vamos ao calendário!

 

Fevereiro

 

11 – Dia do Zelador

 

Se a sua escola possuir um zelador, é interessante incluir essa data no calendário escolar 2019, para que o dia desse colaborador não passe em branco. O que você acha de preparar alguma homenagem a ele e informar aos pais e alunos da data, para que eles também possam parabenizá-lo?

 

21 – Dia Internacional da Língua Materna

 

Essa é uma data que cabe bem em uma aula de Português. O professor pode usá-la como motivo para criar alguma dinâmica de grupos. O que você acha da ideia?

 

27 – Dia do Livro Didático

 

Ahhh esse é um dia que não pode ser esquecido pelas escolas. É a data que homenageia essa ferramenta que é tão importante para as aulas: o livro didático. Você pode criar um template personalizado com a data e enviá-lo aos pais pelo aplicativo de comunicação da sua escola. Os professores também podem elaborar alguma dinâmica com a turma colocando o livro didático da matéria como foco. Solte a criatividade!

 

Março

 

05 – Carnaval

 

O carnaval é uma festa comemorada em todo o Brasil, então não pode ficar de fora do calendário escolar 2019. Quando a ocasião estiver próxima, o que você acha de enfeitar a escola com confetes e serpentinas? As crianças também podem criar objetos decorativos para o carnaval nas aulas de educação artística. Se você for um gestor daqueles bem empolgados, pode até promover um bailinho de carnaval infantil à fantasia 😀

 

08 – Dia Internacional da Mulher

 

Nessa data, a dica é prestar algum tipo de homenagem às mulheres ligadas à instituição de ensino: alunas, mães, professoras e demais colaboradoras. É bem interessante também que a data seja trabalhada na aula de história, pois o dia oito de março foi escolhido para homenagear as mulheres devido a um acontecimento histórico que marcou a luta feminina por condições dignas de trabalho.

 

12 – Dia do Bibliotecário

 

A sua escola possui uma biblioteca? Se sim, então certamente há por aí a figura do bibliotecário. Nesse dia, preste uma homenagem a ele. Vale até presenteá-lo com alguma lembrancinha. Ah, e não deixe de criar uma arte sobre a data para publicar nas redes sociais da escola e enviar aos colaboradores.

 

15 – Dia da Escola

 

Como você deve estar notando, março é recheado de datas comemorativas. Essa não pode deixar de integrar o seu calendário escolar 2019. Que tal pedir aos pais dos alunos que gravem um depoimento falando sobre a importância da escola para a formação dos cidadãos, ou algo do gênero, e o envie a vocês? A sua instituição de ensino pode juntar todos que forem enviados em um único vídeo e compartilhá-lo com todo os pais, colaboradores e alunos do colégio. Para essa tarefa, o ideal é que a escola tenha um aplicativo de comunicação oficial, que deixará tudo mais prático.

 

21 – Dia Internacional das Florestas e da Árvore / Dia Mundial da Infância

 

Aqui temos duas datas comemorativas no mesmo dia. Se você está pensando em escolher uma ou outra para colocar no seu calendário escolar 2019, saiba que é possível trabalhar com as duas. Na primeira, o ideal é a criação de uma mega aula sobre desenvolvimento sustentável, e de preferência passando valores que a escola também aplica no dia a dia. Na segunda, que tal criar algum material direcionado aos pais falando da importância da formação do adulto do amanhã? O objetivo da data é realmente fazer essa reflexão.

 

Abril

 

02 – Dia Internacional do Livro Infantil

 

Olha que data mais fofa! Você não vai ter coragem de deixá-la de fora do seu calendário escolar 2019, não é? Nesse dia, a escola pode fazer uma sessão de contação de histórias com as crianças menores, e com as maiorzinhas, já alfabetizadas, pedir que façam uma resenha sobre o livro infantil preferido delas. Com os adolescentes, use também a ideia da resenha, mas sobre um livro infantil que marcou a infância deles.

 

07 – Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

 

Essa é uma data muito importante e que não pode passar em branco. O bullying é um problema epidêmico nas escolas, então aproveite a oportunidade para trazer à instituição um profissional de referência sobre o assunto para dar uma palestra aos alunos. Use a ocasião como ponto de partida, e não como ponto final. O bullying é uma questão que deve ser trabalhada durante todo o ano, e se a sua escola ainda não faz isso, aproveite esse dia para começar!

 

08 – Dia Mundial do Combate ao Câncer

 

Como escola também é um local de conscientização, é importante que essa data também entre para o calendário escolar 2019. Afinal, câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil, e esse é um dia para alertar as pessoas sobre os cuidados que podem ser tomados para evitá-lo ou diagnosticá-lo precocemente.

 

09 – Dia Nacional da Biblioteca

 

Biblioteca é sinônimo de conhecimento. Embora hoje seja possível encontrar quase todo o tipo de informação na internet, é importante prestar homenagens para aquele que por séculos foi o maior repositório de saber da humanidade. Se a sua escola possui uma biblioteca, que tal fazer nessa data um dia de atividades com os alunos por lá? Se não possui, a dica é realizar um passeio por uma biblioteca da cidade!

 

13 – Dia do Hino Nacional Brasileiro

 

Será que os alunos da sua escola sabem a letra do Hino Nacional? Boa parte da população não sabe. Nesse dia comemorativo, uma boa ideia é incluir entre as atividades a leitura do hino e a explicação do significado de muitas palavras contidas nele que hoje em dia não são tão corriqueiras, como brado, impávido e garrida. O que você acha?

 

19 – Dia do Índio

 

Está aí uma data que é figurinha carimbada do calendário escolar. Uma boa ideia é trabalhá-la na aula de história, inclusive trazendo palestrantes do povo indígena, se possível. Os índios já habitavam o Brasil milênios antes da colonização portuguesa, e o dia comemorativo tem o intuito de servir para a conscientização sobre os valores culturais desse povo, bem como a preservação e o respeito a essa cultura.

 

21 – Páscoa / Tiradentes

 

Essas duas datas, Páscoa e Tiradentes, terão que se apertar no seu calendário escolar 2019, pois este ano caíram no mesmo dia! Nessa ocasião, vale decoração da escola para a Páscoa, “caça ao tesouro” de ovinhos, personalização pascoalina das redes sociais, envio de templates de coelhinho aos pais e estudo na aula de história sobre Tiradentes.

 

22 – Descobrimento do Brasil

 

Chegamos a mais uma data histórica do calendário escolar 2019: o dia em que o Brasil foi descoberto pelos navegadores portugueses. Tudo o que envolve esse dia rende bastante “pano para a manga” em aulas de história. Algumas ideias são: documentários sobre o tema, mesa redonda discutindo a questão oficial/oficioso e trabalhos lúdicos com a temática valendo nota.

 

28 – Dia Mundial da Educação

 

Esta é outra sugestão para o calendário da sua escola. Nesse dia, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da educação, e não apenas a escolar, mas também familiar e social. Que tal nesse dia a sua escola enviar um texto aos pais falando sobre a data e um questionário perguntando como a instituição pode ficar mais próxima deles para que a educação dos alunos seja favorecida com essa união?

 


Maio

 

01 – Dia do Trabalhador

 

Maio já começa com feriado nacional, e é claro que ele não pode ficar de fora do calendário escolar 2019. Que tal criar uma arte para as redes sociais da escola parabenizando os trabalhadores, em especial os do segmento da educação? Além disso, seria muito legal se a sua escola convidasse os pais dos alunos para apresentar as profissões deles para a turma. As crianças já poderiam ver se se identificam com alguma carreira. O que acha da ideia?

 

05 – Dia da Língua Portuguesa

 

Há várias datas no ano que homenageiam a língua portuguesa. A de maio, porém, é comemorada não apenas pelo Brasil, mas também por outros países lusófonos. Por isso, sugerimos que esta entre para o seu calendário escolar 2019. Para celebrar a data, uma dica é realizar alguma atividade diferenciada, como uma “maratona de língua portuguesa”, ou outra que incentive a busca por mais conhecimento sobre a língua.

 

06 – Dia da Matemática

 

Logo em seguida da data que celebra a língua portuguesa vem a que comemora a matemática. Uma ideia é também criar alguma atividade diferente. Por exemplo, existem alguns livros da coleção “Descoberta da Matemática” que contam histórias e ensinam matemática ao mesmo tempo, tornando o aprendizado mais fácil. Quel tal pedir para os alunos realizarem essa leitura e depois explicarem o que aprenderam?

 

12 – Dia das Mães

 

Essa é a data mais lembrada de maio, e as escolas geralmente se preparam com antecedência para ela. Que tal criar um evento em homenagem às mães no qual haja algum tipo de apresentação dos alunos, como teatro, música ou dança? Crie também uma linda mensagem, coloque-a em um comunicado personalizado e envie-a a todas as mães pelo aplicativo de comunicação da escola.

 

13 – Abolição da Escravatura

 

Datas históricas como essa têm presença obrigatória no calendário escolar 2019. A abolição da escravatura pede um bom aulão sobre o tema na disciplina de história, quem sabe até trabalhos lúdicos e exibições de documentários sobre o tema. O que você acha?

 

15 – Dia Internacional da Família

 

A família é um pilar muito importante na educação. Nesse dia, que tal criar ações para incentivar uma participação mais ativa da família da vida escolar do aluno? Um bom aliado para esse tipo de estratégia é o app de comunicação escolar, que acaba funcionando como os olhos dos pais dentro da escola, permitindo que fiquem incomparavelmente mais participativos.

 

18 – Dia Nacional dos Museus

 

Essa é uma boa ocasião para transmitir conhecimento aos alunos fora do ambiente escolar. Uma ideia possível é levá-los para conhecer museus da cidade. Só não esqueça que o dia 18 cai em um sábado, então o ideal é agendar a visita em algum dia próximo à data.

 

19 – Dia do Físico

 

A menos que a sua escola não tenha aulas de física no cronograma, é importante que essa data entre para o calendário escolar 2019. Afinal, se há aulas da disciplina, há também professores de física, certo? Então homenageie-os no dia deles! Pode ser algo modesto, só não vale deixar a data passar em branco!

 

20 – Dia do Pedagogo

 

O dia do pedagogo é mais uma data para homenagear profissionais que trabalham na escola, dessa vez os de pedagogia. Crie algo para parabenizá-los, como por exemplo balões na sala dos professores, ou algo que mostre que a escola lembrou deles.

 

24 – Dia do Vestibulando

 

Se a sua escola possui terceirão ou cursinho pré-vestibular, não deixe de incluir essa data no seu calendário escolar 2019! Nesse dia faça algo diferente, como por exemplo chamar ex-alunos que passaram no vestibular para dar dicas, ou então algum profissional externo que agregue a esse tema. Os estudantes vão gostar dessa “quebra” de rotina.

 

27 – Dia Nacional da Mata Atlântica

 

A consciência ambiental é um valor que deve ser estimulado pela escola. Por isso, é importante que essa data entre para o calendário e que esse seja um dia de conscientização. Afinal, hoje restam no Brasil apenas 12,4% da vegetação original de Mata Atlântica, e para que esse quadro não se intensifique, é essencial que as escolas, que formam os cidadãos do amanhã, se engajem com a causa ensinando e dando o exemplo.

 

29 – Dia do Geógrafo

 

Chegamos a mais uma data que pede homenagem a um colaborador da escola, o professor de geografia. Que tal fazer algo similar ao que foi feito para homenagear os profissionais das outras datas comemorativas? A escola pode até determinar um processo-padrão para essas homenagens. O que você acha?

 


Junho

 

01 – 30 – Festa Junina

 

O mês de junho é um dos mais coloridos do ano. Existem algumas datas-chave nele nas quais a festa junina é mais associada, como Dia de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29), mas na prática, as comemorações acontecem no mês inteiro. Por isso, deixe a sua escola em clima caipira desde o início, e prepare também um arraiá com direito a comidas típicas e quadrilha. É um tipo de evento que todos adoram, então aproveite a ocasião para engajar os pais dos alunos com a escola!

 

05 – Dia do Meio Ambiente / da Ecologia / da Reciclagem

 

Três comemorações, uma data e uma mensagem: sustentabilidade. A dica é incluir o dia no calendário escolar 2019 e levar os alunos para uma experiência ecológica prática, como por exemplo limpar uma praia ou plantar mudas de árvores. Há várias atividades que podem ser feitas tirando a criança da sala de aula e a colocando-a em contato com a natureza. Use a criatividade e pense em maneiras de conscientizar os estudantes sobre a importância da ecologia e de atitudes sustentáveis. Ah, e não esqueça de dar o exemplo!

 

09 – Dia do Porteiro

 

O porteiro é uma figura presente em muitas escolas, e é claro que ele merece ser lembrado no dia dele! Por isso, não esqueça de incluir essa data no seu calendário escolar 2019 e de prestar homenagens a esse profissional, que está sempre cuidando da entrada e saída da escola e tornando-a mais segura.

 

12 – Dia dos Namorados

 

Esse é um dia bonitinho. Como ele é amplamente conhecido, é legal criar uma decoração nos corredores da escola com coraçõezinhos, talvez até com imagens de desenhos animados como “A Dama e o Vagabundo”, “A Bela e a Fera”, entre outros.

 

14 – Dia Mundial do Doador de Sangue

 

Doar sangue é uma atitude que salva vidas. É interessante que essa data esteja presente no calendário escolar 2019, e que seja usada para incentivar colaboradores da escola e pais de alunos a doarem sangue. Para isso, a escola pode enviar comunicados a eles pelo aplicativo de comunicação, informando-os da data e lembrando da importância dessa atitude 🙂

 

18 – Dia do Químico

 

Assim como as outras datas que homenageiam profissionais da escola, esta também deve entrar para o calendário escolar 2019. Nesse dia, não deixe de preparar alguma homenagem especial para o professor de química da sua instituição de ensino!

 

Leia mais
– 5 aplicativos que todo educador deveria conhecer
– Boas práticas para a comunicação da sua escola

 

Lembra que em algumas datas eu te falei sobre aplicativo de comunicação? Com ele todas essas épocas importantes do calendário escolar 2019 podem ficar agendadas no celular, e com disparo de lembretes automáticos. Facilita muito a vida, não é?

 

* Neste post listamos as principais datas do calendário escolar 2019 do 1° semestre. No próximo, colocaremos todas as datas importantes do 2° semestre e sugestões de atividades para elas. Continue acompanhando o nosso blog e confira!

 

Infográfico - Aumente seus resultados com ClipEscola

 

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.