fbpx Skip to content
Checklist para a sua escola começar bem 2022

COMPARTILHE

30 de dezembro - 2021

Checklist para a sua escola começar bem 2022

Tempo estimado de leitura: 9 minutos (1739 palavras, 9909 caracteres)

Os últimos anos foram de tirar o fôlego de qualquer gestor escolar, não é mesmo? E quando se pensa que já dá para respirar, pois as coisas já estão um pouco mais próximas da normalidade, chega 2022 com mais um desafio de impacto: o fim do prazo para adaptação ao Novo Ensino Médio. É… 2022 não vai dar mole não. Por isso, estar preparado faz toda a diferença. Para te ajudar, fizemos um checklist do que é preciso para a sua escola começar bem 2022. Confira:

 

Planejamento do calendário escolar

 

Vamos começar pelo calendário. O ano letivo é cheio de datas importantes. Há ocasiões comemorativas; eventos escolares como olimpíadas e reuniões de pais e mestres; períodos como o de matrículas e o de provas; etc. Muita coisa para lembrar, né?

 

Não dá para deixar datas assim na dependência da memória. Do contrário, algo acabaria passando batido ou seria lembrado em cima da hora, não deixando tempo hábil para um planejamento do que fazer para a ocasião. Por isso, é importante que já no início do ano a escola deixe organizado todo o calendário escolar.

 

Para te dar uma mãozinha com isso, nós já criamos o calendário para a sua escola. Você pode acessá-lo gratuitamente por aqui. Depois, se houver algum evento específico da sua instituição que ainda não esteja contemplado, basta adicioná-lo ao calendário.

 

Outra dica de ouro é já deixar os disparos programados para essas datas dentro da sua agenda digital escolar. Quanto mais a escola conseguir se antecipar e deixar as coisas organizadas e programadas, mais agilidade terá em suas rotinas.

 

Se você quiser uma ajuda com isso também, aqui nós temos kits gratuitos com materiais de design para a sua escola usar em algumas datas comemorativas importantes do ano. Ahhh, e caso você já use a nossa agenda digital, há muito mais templates personalizados na nossa biblioteca. Então, aproveite-os para já deixar todos os disparos programadinhos aí na agenda!

 

Adequação ao Novo Ensino Médio

 

Para as escolas que têm o nível médio de ensino, o maior desafio será deixar tudo aderente às exigências da reforma, que passam a ser obrigatórias em março de 2022. A carga horária, por exemplo, sobe para 1 mil horas anuais, e entram em cena os itinerários formativos.

 

É claro que esse trabalho de adequação provavelmente já deve ter sido iniciado pela sua instituição de ensino. Afinal, o prazo já está bem pertinho, né? Então agora é o momento de lapidar tudo o que foi planejado.

 

Há ainda alguma ponta solta? Os itinerários já estão bem planejados? Eles se alinham aos projetos de vida dos alunos? Contemplam todos os eixos estruturantes? A escola já tem salas de aula físicas o suficiente para a divisão das turmas de acordo com os itinerários ou utilizará salas virtuais? Há professores o suficiente para cobrir a carga horária extra? A instituição adotará o sistema de créditos? Já sabe como fará a personalização do histórico escolar?

 

São muitos detalhes, né? Se alguma coisa ainda não está bem definida, isso deve ser feito o quanto antes. Aqui no nosso blog você encontra vários conteúdos sobre o Novo Ensino Médio que podem te ajudar. Basta ir até a lupinha, no canto superior direito, e digitar “Novo Ensino Médio”. Caso você queira falar com a gente diretamente sobre isso, para ver como podemos te ajudar, é só dar um grito por aqui.

 

Organização da grade de horário dos professores / turmas / disciplinas

 

Para a escola começar bem 2022, ela também precisa ter três aspectos bem organizados:

 

  • Grade de horários dos professores

 

Professores normalmente dão aulas em mais de uma escola. Por isso, organizar os horários deles é um verdadeiro malabarismo. Tem que levar em conta o tempo em que eles estarão em outra instituição, o tempo de deslocamento de lá até a sua escola e também tentar ajustar para que o educador não tenha aulas muito afastadas umas das outras, obrigando-o a sair e a voltar da escola no mesmo dia. Então, tudo isso precisa ser bem planejado.

 

  • Disciplinas

 

A distribuição das disciplinas ao longo do semestre/ano para cada turma da escola também é algo que precisa ser planejado antecipadamente. O ideal é que a distribuição tenha equilíbrio, evitando que determinados conteúdos fiquem muito maçantes para os alunos. Um dia inteiro só com disciplinas exatas, por exemplo, não seria o ideal. Esse equilíbrio na distribuição também precisa conseguir se alinhar com os horários dos professores. Então, esses dois aspectos devem ser pensados de forma conjunta.

 

  • Turmas

 

A instituição de ensino precisa também realizar a formação das turmas antes do início do ano letivo. Há fatores que influenciam nisso, como por exemplo a entrada e a saída de alunos da escola; problemas que os estudantes possam ter em suas turmas do ano anterior, como bullying, mau comportamento, etc.; pedidos dos alunos ou dos pais para a troca de turma; entre outros. É necessário analisar todos esses aspectos para que a formação das turmas fique bem redonda.

 

Levantamento de projetos que devem continuar, parar ou iniciar

 

É normal que as instituições busquem sempre evoluir. Por isso, há sempre projetos sendo implementados, como a aplicação de uma nova metodologia, uma nova abordagem, uma nova ferramenta, novas formas de avaliação, etc. Para a escola começar bem 2022, é importante que ela agora avalie o que deu certo, o que não deu e o que ainda precisa ser testado.

 

Com relação aos projetos que estão em andamento, a maneira de avaliar se eles devem continuar ou não é verificando os resultados que foram colhidos. Os objetivos esperados foram alcançados? Algum outro fator interferiu nisso? O projeto ainda está alinhado com o que se planeja para 2022?

 

Já com relação a projetos que ainda não foram executados, é a hora de analisar se chegou o momento de implementá-los. É claro que o “momento ideal” nunca chega, sempre há fatores que nos fazem querer adiar as mudanças. O que pode ajudar a tomar essa decisão é sempre o foco nos objetivos.

 

Quais são os objetivos para a sua escola em 2022? Que projetos ainda não foram testados pela instituição e que poderiam contribuir para que os propósitos dela sejam alcançados? Ter isso em mente é crucial para a tomada de decisão.

 

Definição de tecnologias que serão implementadas

 

Por fim, um item que não pode faltar no seu checklist são as tecnologias que fazem sentido para a escola em 2022. Nesse aspecto, há duas grandes esferas a analisar: necessidades pedagógicas e necessidades dos processos internos da instituição.

 

No campo pedagógico, há alguns fatores que precisam ser pesados nessa definição: BNCC e Novo Ensino Médio, por exemplo. A quinta competência da BNCC trata da cultura digital, então a escola precisa verificar que tecnologias podem ajudá-la a ficar aderente a essa competência. Já o Novo Ensino Médio permite o uso do EaD para um percentual da carga horária. Então, se a escola quiser aproveitar essa possibilidade, precisa definir que plataforma irá usar.

 

Caso a escola tenha outros projetos para além das exigências da BNCC e do Novo Ensino Médio – como por exemplo o uso de determinada metodologia ativa, a aplicação de um aprendizado mais personalizado, etc. – também é importante pensar em quais recursos tecnológicos podem contribuir para isso.

 

Na parte de processos internos da instituição, a definição de tecnologias que serão implementadas em 2022 deve levar em conta os objetivos da escola, tais como:

 

 

Como a ClipEscola pode ajudar

 

A sua escola quer começar bem 2022? Então, pode contar com a Clip para te ajudar! A nossa Plataforma de Transformação Digital contempla recursos tecnológicos tanto na parte pedagógica quanto na de processos internos.

 

O nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por exemplo, tem tudo o que a sua instituição precisa para oferecer parte da carga horária do Novo Ensino Médio em EaD. Também pode ajudar muito nas estratégias da escola para ficar aderente à quinta competência da BNCC, a cultura digital. Confira aqui todas as informações sobre o nosso AVA em detalhes.

 

Já na parte de processos internos, a nossa plataforma é capaz de fazer a transformação digital completa da sua instituição. Temos a agenda digital mais completa do mercado; possibilitamos a integração com os mais diversos sistemas; temos um robusto assistente de recebimentos e cobranças, capaz de automatizar toda a gestão da cartela de inadimplentes, ganhando em eficiência e em escala; temos os recursos necessários para a realização de matrículas e rematrículas de ponta a ponta e ainda contamos com recursos de IA.

 

Se os objetivos que listamos no tópico anterior fizerem sentido para a sua escola, conseguimos te ajudar com cada um deles. Solicite mais informações por aqui.

 

Leia mais
– Planejamento Escolar: o que é e tudo o que você precisa saber para elaborá-lo
– 10 motivos para escolher a ClipEscola em 2022

 

Conferiu o checklist? E então, tudo pronto para a sua escola começar bem 2022? Se você não deu o “check” em algum item, e precisar de uma ajudinha, já sabe, pode contar com a Clip!

 

CTA_ClipEscola para Redes de Ensino

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.