fbpx Skip to content
10 motivos para ter a ClipEscola na sua instituição em 2022

COMPARTILHE

23 de dezembro - 2021

10 motivos para ter a ClipEscola na sua instituição em 2022

Tempo estimado de leitura: 11 minutos (2287 palavras, 13083 caracteres)

Se você ainda não tem a Plataforma de Transformação Digital ClipEscola na sua instituição de ensino, não sabe o que está perdendo! A solução pode suprir diversas necessidades e trazer grandes avanços para a sua escola em 2022, sabia? Veja só uma lista de motivos para aderir a ela: 

 

1. Comunicação digital

 

Como você sabe, durante o longo período de isolamento social, no qual as escolas ficaram completamente fechadas, a comunicação de papel com os pais foi eliminada. Ou seja, se um ou outro ainda tinha o hábito de conferir os recados dos professores na agenda física, até isso se perdeu. Não faz sentido agora tentar voltar a um hábito que já nem tinha adesão massiva antes, não é?

 

De um jeito ou de outro, a comunicação com os pais no período de quarentena foi digital, e eles já se acostumaram a isso. Talvez só o que tenha faltado tenha sido um pouco mais de organização e profissionalismo, já que tudo aconteceu muito rápido e muitas escolas tiveram que improvisar para manter o contato com os pais.

 

Então, para 2022, o negócio é evoluir, e não andar para trás, concorda? Como os pais já estão acostumados à comunicação digital, a ClipEscola pode te ajudar a avançar nesse sentido. A nossa agenda digital funciona como a ferramenta oficial de comunicação das escolas, eliminando a informalidade, a desorganização e a falta de controle das interações. Confira todas as possibilidades em detalhes por aqui.

 

2. Transformação digital em todas as áreas da escola

 

Não foi apenas a comunicação com os pais que virou digital no período de isolamento social. Todas as áreas da escola tiveram que dar um jeito e realizar seus processos de forma remota, sem arquivos de papel e até sem documentos que ficavam armazenados dentro de um único computador. Inclusive, as próprias reuniões entre os colaboradores foram virtuais, não é mesmo?

 

Toda essa transformação digital em diversas áreas da escola não precisa regredir agora que as estruturas físicas das instituições foram reabertas. Afinal, nunca se sabe o dia de amanhã, e a única certeza que o papel dá é que não se pode contar com ele quando mais se precisa, certo?

 

Se todos os seus colaboradores – mesmo os mais avessos à tecnologia – tiveram que se acostumar a ela, aproveite essa oportunidade e siga adiante nessa evolução! A nossa plataforma permite a centralização das informações de todas as áreas da escola dentro de um único local. Até mesmo informações provenientes de outros sistemas podem ser integradas à nossa solução. Há diversas atividades que podem ser automatizadas. Solicite informações por aqui.

 

3. Economia em recursos físicos

 

Não se pode dizer que 2020 e 2021 foram anos fáceis para as escolas no quesito financeiro. Com toda a crise econômica gerada pela pandemia, muitas perderam alunos, tiveram que dar descontos e lidar com uma inadimplência recorde. Então, qualquer economia que venha agora é bem-vinda, não é mesmo?

 

custos que podem ser eliminados muito facilmente, e sem fazer falta alguma para a escola. Vou te dar alguns exemplos: agendas físicas, resmas de folhas, toners de tinta, impressora, manutenção com a impressora, cola, grampos e clips. Tudo isso pode ser eliminado com a simples troca da comunicação física pela digital, que foi o assunto do nosso primeiro tópico.

 

Colocando todos esses custos mensais na ponta do lápis, me diga, eliminá-los não geraria uma boa economia para a sua escola, sobretudo em um momento de retomada da saúde financeira da instituição? Nós da Clip podemos te ajudar com isso! A nossa agenda digital elimina todos esses custos. Só esse corte de gastos já cobre o investimento na agenda e ainda sobra. Solicite mais informações sobre isso por aqui.

 

4. Inadimplência sob controle

 

A inadimplência foi um problema que atingiu as instituições de ensino com tudo nessa pandemia, não foi? Para nenhuma escola foi fácil. Agora que as coisas começam a melhorar, é importante que as escolas mantenham sua inadimplência sob controle, para que possam se recuperar financeiramente da crise econômica gerada pela pandemia e seguir com os planos e investimentos adiados. Nesse aspecto, saiba que você também pode contar com a Clip!

 

Nossa ferramenta possui uma funcionalidade chamada ClipPag. Trata-se de um robusto assistente de recebimentos e cobranças. Com ele, a sua instituição pode fazer toda a gestão da inadimplência de forma bem assertiva, automatizando as cobranças e ganhando em escala.

 

O próprio pagamento do título atrasado é facilitado ao devedor. Ele não precisa solicitar uma segunda via, pois o boleto é atualizado automaticamente, incluindo juros e multa. A quitação do débito pode ser realizada pelo próprio app, em questão de segundos. A escola ainda consegue ter a confirmação de leitura de todas as cobranças, então, não há como um inadimplente dizer que não viu. Confira todas as possibilidades do ClipPag por aqui.

 

5. Captação de alunos barata e eficiente

 

Quando uma escola coloca um outdoor, faz propaganda na TV, coloca banners pela cidade, e outras publicidades do tipo, essas ações são de alto custo, atingem a um público amplo e têm um retorno que não pode ser mensurado, nem mesmo para saber se o custo se cobre.

 

Em um tempo em que as instituições de ensino, de uma forma geral, estão se recuperando financeiramente, não seria mais assertivo investir em ações menos onerosas, focadas em um público mais certeiro e que possibilitem à escola medir os resultados? Temos o que você precisa!

 

Entre as nossas funcionalidades está o módulo de captação de alunos. Ele permite que a sua escola cadastre o público que já teve alguma interação com a instituição e realize a nutrição por fluxos de automação voltados para o celular. Assim, o potencial cliente vai amadurecendo a intenção de matrícula gradualmente, até que esteja pronto para fechá-la. Baixe este ebook e entenda como tudo funciona.

 

6. BNCC

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como você deve saber, é uma referência nacional obrigatória, e as escolas devem adequar seus currículos e propostas pedagógicas a ela. Entre as 10 competências que ela traz, está a quinta, que se refere justamente à cultura digital.

 

Como o documento deixa claro, o aluno precisa ser capaz de “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”. O texto também frisa a importância do letramento digital dos alunos.

 

Mais uma vez, a Clip pode te ajudar a ficar aderente à competência da cultura digital. A nossa plataforma possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem completo, que pode ser usado em diversas práticas pedagógicas. Inclusive, ele se adequa perfeitamente a várias metodologias ativas, que estimulam o protagonismo do aluno. Baixe este ebook e entenda mais sobre a quinta competência da BNCC.

 

7. Novo Ensino Médio

 

Se a sua escola possui o nível médio de ensino, certamente você sabe que as determinações da reforma passam a ser obrigatórias a partir de 2022, certo? O desafio não é pequeno, afinal, a carga horária aumenta muito, e entram em cena os itinerários formativos. Mas é claro que nós da Clip, mais uma vez, estamos aqui para te ajudar!

 

Você sabe que, com o Novo Ensino Médio, uma parte da carga horária poderá ser realizada na modalidade EaD, não é? Mais precisamente 20% se o turno for matutino, 30% se for noturno e 80% se for EJA. E como você já leu no tópico anterior, ter a ClipEscola na sua instituição significa poder contar com um Ambiente Virtual de Aprendizagem com todos os recursos necessários para o ensino remoto. Está percebendo a vantagem?

 

Se a sua instituição fizer tudo fisicamente, sem o EaD, isso quer dizer que uma mesma turma poderá se dividir em até cinco, devido aos itinerários formativos. Então, o que é mais fácil, reformar a estrutura da escola para construir mais salas de aula ou usar as salas de aula virtuais? Com as salas virtuais, até mesmo os professores que ministrarão as aulas remotas poderão trabalhar em home office, abrindo a possibilidade de contratação de profissionais do Brasil todo e até de fora dele. Leia este outro artigo e entenda mais.

 

8. Triagem de Covid-19

 

Você sabe que o cenário atual ainda é de pandemia, certo? Embora as coisas já estejam bem melhores, o cuidado ainda se faz necessário. Para dar mais segurança aos alunos, famílias, professores e demais colaboradores, pode contar com a Clip!

 

A nossa plataforma possui o módulo de Triagem de Covid-19. Ele ajuda a instituição a barrar o vírus na porta de entrada. Pode parecer mágica, mas é pura tecnologia! Funciona assim: a escola envia um formulário aos pais dentro de uma periodicidade escolhida. O preenchimento leva menos de um minuto e, com base nas respostas, a instituição já fica sabendo se o aluno está apto ou inapto para comparecer às aulas. Genial, né?

 

Essa mesma triagem pode ser feita também com os colaboradores. Nesse caso, a escola precisa aliar a funcionalidade de Triagem com o módulo de Comunicação Interna. Assim, a instituição consegue oferecer bem mais segurança a todos e diminui o risco de ter que fechar as portas repentinamente devido a algum surto de Covid-19 entre os alunos e colaboradores. Então, conte com a gente!

 

9. Segurança na entrada e saída de alunos

 

Sabe de mais um motivo para ter a ClipEscola na sua instituição de ensino? Segurança na entrada e na saída de alunos! A nossa plataforma possui a funcionalidade “Estou Chegando”, que permite à escola monitorar a aproximação dos pais na hora de entregar o estudante e na hora de buscá-lo.

 

Como isso ajuda? Já vou te explicar. Primeiramente, pegando o gancho do assunto anterior, isso ajuda ainda mais a aumentar a segurança em relação ao contágio por Covid-19. Se um estudante que foi considerado inapto para ir à aula na triagem estiver sendo levado para o colégio mesmo assim, o selo de inapto aparecerá vinculado a ele na plataforma. Assim, quando o responsável estiver chegando junto com o aluno inapto, a escola conseguirá monitorar essa aproximação e barrar a entrada, evitando que o contágio aconteça.

 

A funcionalidade também ajuda muito a organizar entradas e saídas escalonadas, para viabilizar o distanciamento social. Além disso, atua de forma contundente na redução do trânsito em frente à instituição, diminuindo engarrafamentos, já que os alunos ficam prontos para a liberação logo que os pais estiverem bem próximos da escola. Entenda tudo sobre essa incrível funcionalidade aqui.

 

10. Concorrência

 

Concorrência sempre foi um fator de preocupação para os gestores escolares. Acontece que agora ela está mais acirrada do que nunca. Entre 2020 e 2021, o troca-troca de escolas foi intenso. Muitos pais perderam o emprego e precisaram colocar os filhos em instituições públicas ou mais baratas. Outros, ficaram insatisfeitos com a qualidade do EaD ofertado, ou com a falta dele, e também procuraram outras escolas. Agora, com as instituições reabertas e muitos pais se recolocando novamente no mercado de trabalho, a situação muda mais uma vez.

 

Há pais que já têm condições de tirar os filhos de escolas públicas ou mais baratas para recolocá-los em outras instituições com mensalidades similares às que eles estavam matriculados antes da pandemia. Há os que trocaram os filhos apenas devido ao EaD, mas que agora, com a reabertura física das escolas, podem trocá-los de instituição novamente. Ou seja, este é o momento de as instituições de ensino se venderem, tanto para reter o público atual quanto para captar um novo.

 

Então, caso você ainda não tenha percebido, ter a ClipEscola na sua instituição, com toda a gama de possibilidades que a ferramenta possui, é um enorme holofote sobre a escola. Se você tem alguma dúvida, revise os itens dessa lista. Olha só quantas possibilidades! Tudo que está aqui também serve como argumento de venda para a sua instituição caso ela use os nossos recursos. E caso não use, basta solicitar uma reunião por aqui, que já resolvemos isso!

 

Leia mais
– Gestão 4.0: saiba como aplicar o conceito na sua escola
– 10 problemas das rotinas escolares que a ClipEscola resolve

 

Viu como há motivos de sobra para ter a ClipEscola na sua instituição em 2022? Não perca tempo! Solicite uma reunião agora mesmo e deixe a gente te ajudar a avançar!

 

CTA_Saiba mais sobre a ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.