fbpx Skip to content
Rotina escolar

COMPARTILHE

03 de agosto - 2021

Como manter os pais próximos da rotina escolar dos alunos mesmo com a volta do ensino presencial

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1145 palavras, 6446 caracteres)

Um dos poucos benefícios da educação no período de quarentena foi a aproximação dos pais da rotina escolar dos alunos. Essa experiência fez com que as famílias descobrissem um pouco do desafio que é o ensino diário, e se engajassem na aprendizagem dos filhos. Escola e pais nunca estiveram tão próximos, e esse vínculo não precisa ser perdido com a volta das aulas presenciais. Há muitas vantagens em manter uma boa comunicação com os responsáveis em qualquer tempo, e hoje você vai conhecê-las!

 

Motivos para manter os pais próximos

 

Você quer ver quatro bons motivos para manter pais e responsáveis próximos da rotina escolar dos alunos? Vou te mostrar:

 

Melhora no desempenho dos estudantes

 

Você sabia que a participação dos pais na rotina escolar dos alunos melhora a aprendizagem? A conclusão está no relatório “Aprendizagem em Foco”, do Instituto Unibanco. O documento afirma que quanto maior é o envolvimento das famílias, melhor é o resultado de aprendizagem. Garante ainda que essa afirmação é praticamente consensual no campo da educação, e que não faltam evidências para embasá-la. 

 

Viu que interessante? E tem mais! Sabia que não são só as notas que melhoram quando há essa participação? O relatório destaca que os efeitos positivos também podem ser observados no clima escolar e na redução da indisciplina do estudante.Vantagens de peso, hein?

 

Ajuda no controle de frequência e cumprimento das atividades

 

“Cabular aulas” não é algo tão incomum, você concorda? É claro que quando isso acontece, os pais não estão cientes. Da mesma forma, quando um aluno deixa de fazer os deveres, isso não ocorre com o consentimento dos pais. Se os estudantes soubessem que “seriam pegos”, provavelmente nem matariam as aulas ou deixariam de entregar as tarefas

 

Você já percebeu aonde eu estou querendo chegar? Se os pais estiverem próximos da escola, acompanhando de perto a rotina escolar dos filhos, eles serão parceiros da instituição na hora de controlar a frequência dos estudantes e o cumprimento das atividades que são enviadas para casa. Esse é mais um motivo para que a sua escola não deixe que o vínculo criado no período de quarentena se perca agora!

 

Fidelização do público

 

Após todo o impacto da pandemia nas escolas, que resultou em muitos cancelamentos e prejuízos financeiros, que instituição não fará o máximo para preservar o público que conseguiu manter até agora?

 

Conservar os pais próximos e engajados, mostrando entregas de valor com relação à aprendizagem do aluno, com certeza é um excelente caminho a ser traçado se o objetivo é fidelizar o público. Afinal, se as famílias não sabem o que a escola está fazendo no dia a dia, o único diferencial da instituição em relação à concorrência será o preço, e não o valor. Por isso, mostre a eles tudo o que a sua instituição entrega por trás da mensalidade. Faça com que enxerguem o valor que a sua escola tem. Fica a dica! 

 

Segurança em deixar os filhos irem presencialmente à escola

 

Como você bem sabe, o Covid-19 ainda não está vencido, e menores de idade não podem tomar vacina. Isso significa que muitos pais podem ficar aflitos com a volta do ensino presencial, sem saber se a escola está tomando todas as medidas de segurança, e o que fará caso algum aluno se contamine.

 

Neste momento, é extremamente importante que o diálogo entre escola e famílias não seja abruptamente interrompido, deixando os pais no escuro quanto à segurança dos filhos. Uma comunicação efetiva com os responsáveis é um fator essencial para tranquilizá-los. 

 

Com um contato periódico – com envio de comunicados, cartilhas de orientação e fotos, e com um espaço para que os pais possam tirar dúvidas – eles sentirão mais confiança em enviar os filhos para as aulas presenciais. Por isso, manter as famílias próximas e prezar pela transparência contribuirá muito para que esse retorno seja mais tranquilo, você não acha?

 

Como promover essa proximidade dos pais com a rotina escolar do aluno

 

Se você leu o relatório Aprendizagem em Foco, deve ter visto que o gestor escolar tem um papel central na criação de uma cultura de diálogo com as famílias. O documento ainda cita a comunicação por canais efetivos como uma das características de instituições bem-sucedidas na aproximação dos pais da rotina escolar dos filhos.

 

Sinceramente, você acredita que a agenda física seja um canal efetivo? Você acha que agora que as aulas voltaram ao presencial, a comunicação com as famílias pode voltar ao meio analógico? Ou então, que pode ocorrer por canais digitais genéricos, sem organização e sem estrutura para as necessidades de comunicação escolar? Admita, lá no fundo, você sabe que essa não é a resposta.

 

Vou direto ao ponto. Você já ouviu falar da agenda digital? A agenda digital é um canal oficial de comunicação da escola com os pais. Por ela, comunicados, fotos e documentos são enviados por meio de recados digitais que chegam diretamente ao celular dos responsáveis. Quando são eles que querem falar com a escola, isso ocorre também por recados digitais, que são respondidos em horários predeterminados, ou seja, a resposta não precisa ser instantânea.

 

A agenda digital também permite que a escola colete autorizações, receba atestados médicos e envie convite para eventos e reuniões. Por falar nisso, em soluções mais avançadas como a que desenvolvemos aqui na ClipEscola, é possível até realizar os próprios eventos e reuniões de forma online em salas virtuais. A nossa agenda também conta com o recurso de Triagem de Covid-19, que permite à escola identificar previamente se algum aluno não está apto para ir à aula presencial. Com isso, o risco de contaminação é bastante minimizado.

 

Quer mais informações sobre a Agenda Digital ClipEscola? Então solicite-as por aqui!

 

Leia mais
– 5 motivos para abolir a agenda física das comunicações escolares
– Agenda Digital: transforme a comunicação da sua escola!

 

Você percebeu como é muito importante manter os pais próximos da rotina escolar dos filhos mesmo com a volta das aulas presenciais? Agora é com você! Se precisar da gente, estamos aqui.

 

CTA_Saiba mais sobre a ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.