fbpx Skip to content
Calendário Escolar 2022

COMPARTILHE

12 de janeiro - 2022

Calendário Escolar 2022: datas relevantes para o cronograma da sua instituição de ensino

Tempo estimado de leitura: 26 minutos (5355 palavras, 30024 caracteres)

Preparado para criar o calendário escolar 2022 da sua instituição de ensino? Legal, vamos te dar uma mãozinha! No post de hoje você irá encontrar as principais datas comemorativas do ano que fazem sentido para o contexto escolar. E tem mais! Elaboramos também sugestões de atividades/ações que a sua instituição de ensino pode fazer para não deixá-las passar em branco. Bora conferir?

 

Sumário

Janeiro

 

24/01 – Dia Internacional da Educação

 

O Dia Internacional da Educação é a data do calendário escolar 2022 que reconhece o papel fundamental da educação. Nesse dia, a sua escola pode publicar uma arte nas redes sociais com uma frase que passe exatamente essa mensagem, que tal?

 

Fevereiro

 

11/02 – Dia do Zelador

 

Se a sua escola tem um zelador, esse é o dia para homenageá-lo! Caso a sua instituição tenha agenda digital com comunicação interna, envie um cartão virtual a ele por lá, fazendo uma homenagem. Outra dica é publicar uma foto dele, com a devida autorização, nas redes sociais da escola, realizando assim uma demonstração pública de carinho e de reconhecimento.

 

21/02 – Dia Internacional da Língua Materna

 

Caso a sua escola já tenha retornado às aulas até essa data, uma forma de trabalhá-la é na disciplina de Português. É interessante, nesse dia, fazer uma aula um pouco mais diferenciada, falando da origem do idioma, dos países que falam língua portuguesa no mundo, dos sotaques, etc. Porém, se a sua instituição ainda estiver em férias escolares nessa época, uma forma de não deixar a data passar batida é criar uma arte para ela e publicá-la nas redes sociais da escola.

 

27/02 – Dia do Livro Didático

 

O livro didático é uma importante ferramenta de ensino. No dia dele, que tal fazer uma publicação nas redes sociais da sua escola homenageando-o? Aqui tem uma ferramenta que pode te ajudar com a arte. Capriche!

 

Março

 

01/03 – Carnaval

 

Nos dias próximos do carnaval, o que você acha de deixar a sua escola toda decorada com essa temática? Como ainda estamos em tempos de pandemia e, possivelmente, os seus alunos não irão nem a bailes de carnaval infantil, uma decoração assim ao menos daria aquela “vibe” carnavalesca gostosa. Dá até para pedir que em determinado dia, todos venham para a aula fantasiados. O momento renderá ótimas fotos, e a sua escola poderá enviá-las aos pais pela agenda digital!

 

08/03 – Dia Internacional da Mulher

 

Essa é uma data que dá para trabalhar de várias formas. Dá para entregar rosas às colaboradoras, fazer uma homenagem às mulheres nas redes sociais da escola, enviar um cartãozinho virtual às mães dos alunos pela agenda digital e também abordar o tema em uma aula de história, já que a data celebra as lutas femininas.

 

12/03 – Dia do Bibliotecário

 

A sua escola tem uma biblioteca? Então certamente possui também a figura do bibliotecário, certo? Bora homenageá-lo! Envie um cartão virtual a ele pela agenda digital e publique uma foto dele com um texto de homenagem nas redes sociais da escola!

 

15/03 – Dia da Escola

 

No dia da escola, que tal gravar um videozinho contando para alunos e pais um pouco da história da educação ao longo do tempo? Pode ser algo bem resumido mesmo, dando um panorama geral. Você pode pegar as informações aqui neste artigo. Pode ser algo bem simples ou bem produzido, dependendo das condições da escola. Aí, o vídeo pode ser enviado a todo o seu público pela agenda digital. Fica a dica!

 

21/03 – Dia Mundial da Infância

 

Se a sua escola trabalha com ensino infantil, não deixe essa data passar em branco! Uma sugestão é fazer um compilado de vídeos mostrando o dia a dia das crianças na escola. Esse vídeo final pode ser enviado a cada um dos pais nessa data pela agenda digital. Assim, só os responsáveis dos alunos terão acesso ao material, e a imagem das crianças ficará preservada!

 

21/03 – Dia Mundial da Poesia

 

No dia 21 também se comemora o dia da poesia. A data pode ser trabalhada em sala de aula na disciplina de Português. Cada aluno pode escrever uma poesia, ou então apresentar um trabalho sobre algum poeta, ou ainda, escrever uma resenha sobre um livro de poesia. Há várias opções!

 

 

Abril

 

02/04 – Dia Internacional do Livro Infantil

 

O livro infantil tem a importante responsabilidade de colocar a criança em seu primeiro contato com a leitura. Cabe a ele iniciar um hábito que poderá ser cultivado por uma vida toda. Como no calendário escolar 2022 a data que o homenageia cai em um sábado, é possível trabalhá-la ao longo da semana. Para isso, uma ideia é fazer uma roda de leitura na qual cada criança lê uma parte do livro. No caso dos pequenos ainda não alfabetizados, os professores podem ler e mostrar as páginas com ilustrações.

 

07/04 – Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

 

O bullying é um problema muito presente nas escolas, e é claro que ele precisa ser combatido o ano inteiro, e não apenas em uma data. Nesse dia, porém, é possível fazer algo a mais do que já é feito. Convidar um psicólogo especialista no assunto para dar uma palestra no auditório para todos os alunos, por exemplo, é uma boa ideia. Os professores também podem solicitar algum trabalho sobre o tema para ser apresentado nesse dia pelos estudantes.

 

08/04 – Dia Nacional do Sistema Braille

 

Esse é um dia interessante para abordar o tema “acessibilidade”. Ele pode ser trabalhado em alguma disciplina da data, falando sobre ações de inclusão e sobre como o sistema braille contribui com isso. A escola pode até passar um livro escrito em braille pelos alunos, para que eles possam fechar os olhos e tocá-lo, sentido a experiência que alguém com deficiência visual sente. Seria um exercício de empatia, algo importante a ser ensinado.

 

09/04 – Dia Nacional da Biblioteca

 

Está aí uma data que dá pano para a manga! Há muitas coisas que podem ser feitas. Se a sua instituição possui uma biblioteca, uma dica é enviar um recadinho para os pais pela agenda digital lembrando-os que a biblioteca está à disposição dos alunos, e que é importante que eles incentivem os filhos a frequentá-la. Caso não possua, dá para enviar um recado aos estudantes com uma lista de bibliotecas virtuais. Homenagens à biblioteca nas redes sociais também são bem válidas!

 

17/04 – Páscoa

 

Na época de páscoa, que tal deixar a escola decorada com a temática? Se a instituição for muito grande e isso não for viável, dá ao menos para deixar a recepção toda decorada, não é? Envie também aquele cartãozinho virtual fofinho aos pais pela agenda digital e faça uma publicação nas redes sociais da sua escola.

 

19/04 – Dia do Índio

 

No Dia do Índio, que tal fazer uma aula bem diferenciada? Dá para levar os alunos em um passeio de campo em uma tribo indígena, para eles terem contato com essa cultura. Caso não seja viável, dá também para trazer um representante do povo indígena para a escola, para conversar com os alunos sobre a tribo dele. É interessante também mostrar instrumentos indígenas aos alunos, passando-os de mão em mão, se possível. Tente proporcionar uma experiência de imersão!

 

21/04 – Dia de Tiradentes

 

Para celebrar uma data histórica do calendário escolar 2022, nada melhor do que uma boa aula de história sobre o tema, não é? É claro que não exatamente no dia, pois é feriado, mas é possível fazer isso na mesma semana em que a data cai. O que acha?

 

22/04 – Dia do Descobrimento do Brasil

 

Mais uma data histórica para ser trabalhada nas aulas de história! Dá para abordar questões sobre história oficial / história oficiosa do descobrimento do Brasil pelos portugueses, curiosidades, etc. É possível até trabalhar o assunto usando o modelo “sala de aula invertida”, solicitando aos alunos um estudo prévio do tema para debate posterior em sala de aula. Fica a ideia.

 

23/04 – Dia Mundial do Livro

 

Chegamos a mais uma data do calendário escolar 2022 que homenageia o livro, esse importante instrumento do conhecimento. Aqui dá para criar uma publicação nas redes sociais da escola sobre o tema e enviar um recadinho aos alunos pela agenda digital fazendo sugestões de livros. É mais uma oportunidade para incentivar o hábito da leitura!

 

24/04 – Dia Nacional da Família na Escola

 

A participação da família na escola é muito importante para o desempenho do aluno nos estudos, conforme pesquisas já demonstraram. Então, nessa data, lembre às famílias o papel essencial que elas têm na educação dos filhos! Mande um recadinho da escola a pais e responsáveis pela agenda digital. Ele pode ter um template personalizado bem bonito, um textinho e até links sobre o assunto.

 

28/04 – Dia Mundial da Educação

 

É claro que o calendário escolar 2022 da sua instituição não vai deixar uma data como essa de fora, né? Uma ideia para esse dia é fazer um vídeo falando sobre os desafios que a educação enfrentou nesses últimos tempos de pandemia, em que pontos os professores precisaram se superar, aprendendo a usar novas tecnologias para dar continuidade às aulas, etc. Dá até para colocar alguns depoimentos de educadores. Seria bem emocionante! Aí depois é só enviar o vídeo a todos os pais, alunos e colaboradores pela agenda digital.

 

Maio

 

01/05 – Dia do Trabalhador

 

O dia do trabalhador cai em um feriado, mas na semana anterior ou na seguinte, que tal realizar uma feira de profissões na escola? Convide os pais dos alunos para uma apresentação à turma do filho falando um pouco sobre a profissão deles, qual é a faculdade que se faz para trabalhar na área em que atuam, como é a rotina, etc. É uma boa oportunidade para os estudantes identificarem áreas de interesse para o futuro profissional, você não acha? 

 

01/05 – Dia da Literatura Brasileira

 

O dia primeiro de maio também é dia da literatura brasileira. Nessa data, o que você acha de deixar um recadinho programado na agenda digital para os alunos com uma lista de sugestões de clássicos da literatura brasileira que estão disponíveis em domínio público? Além disso, dá também para fazer uma publicação sobre o tema nas redes sociais da escola.

 

05/05 – Dia da Língua Portuguesa

 

Todos os países que têm a língua portuguesa como idioma nativo a celebram nessa data. A dica para trabalhá-la dentro do seu calendário escolar 2022 é a realização de atividades diferenciadas em sala de aula. Entre as possibilidades estão: concurso “soletrando”, “maratona de português” com disputas entre grupos, concurso de redação, etc. Solte a criatividade!

 

06/05 – Dia da Matemática

 

Se um dia é das letras, o outro é dos números. Aqui, como no tópico anterior, a sugestão é uma aula diferenciada. Pode ser uma gincana de matemática, uma aula “mão na massa” com aplicações práticas dos conceitos matemáticos, etc. É o dia de mostrar aos estudantes o quanto estudar matemática pode ser divertido!

 

08/05 – Dia das Mães

 

Essa é uma data de grande destaque no calendário escolar 2022. Algumas sugestões para fazer uma homenagem são: decorar as redes sociais da escola com a temática; enviar cartão virtual às mães pela agenda digital; fazer um evento online com apresentação de talentos dos alunos; gravar um vídeo com uma homenagem de cada criança à sua mãe e enviar a ela pela agenda digital; e confeccionar “presentinhos” em sala de aula. Baixe aqui um kit de dia das mães gratuito com diversos materiais.

 

 

13/05 – Dia da Abolição da Escravatura

 

Uma data histórica importantíssima como essa não pode passar batida. Ela rende algumas boas aulas de história, com direito a apresentação de trabalhos sobre o tema, exibição de documentários e, se possível, até visita a museus sobre escravidão.

 

15/05 – Dia Internacional da Família

 

Aqui está mais uma oportunidade para você reforçar a importância da participação da família na escola. Nessa data, uma dica é enviar um recadinho em um template bem lindo da agenda digital e mandar uma mensagem mostrando que a família é um pilar importante da educação, e que a sua instituição de ensino a valoriza muito. É válido também publicar uma arte para essa data nas redes sociais da sua escola.

 

19/05 – Dia do Físico

 

Esse é o dia de homenagear os professores de física da sua escola! Mande aquele cartão virtual caprichado na agenda digital e faça também uma homenagem nas redes sociais da sua instituição. A publicação pode ter a foto dos professores de física e uma frase parabenizando-os.

 

20/05 – Dia do Pedagogo

 

Mais uma data de homenagens no seu calendário escolar 2022! Que tal repetir a ideia do cartão virtual e das homenagens em redes sociais? Nesse dia, é válido até encher a sala dos professores de balões. O que acha?

 

21/05 – Dia da Língua Nacional

 

Você percebeu como o mês de maio gosta da língua portuguesa? Chegamos em mais uma data do mês que faz uma homenagem a ela! A ocasião pode também ser trabalhada na disciplina de Português. Uma ideia é mostrar, com a ajuda de vídeos, como o português é falado em diferentes países, e explicar as influências que o idioma teve aqui no Brasil, resultando na forma como falamos a língua hoje.

 

24/05 – Dia do Vestibulando

 

Se a sua escola possui nível médio ou pré-vestibular, aqui está mais uma data para colocar no seu calendário escolar 2022! Nesse dia, preste uma homenagem aos estudantes nas redes sociais da instituição, e não esqueça de enviar cartãozinho pela agenda digital com frases motivadoras. É válido também dar brindes úteis, como lápis ou caneta com logo da instituição.

 

29/05 – Dia do Geógrafo

 

Mais um dia de homenagens do calendário. Dessa vez, é o professor de geografia que está em foco! A dica é a mesma: um lindo cartão virtual pela agenda digital aos profissionais dessa área da sua escola e uma publicação com fotinho deles nas redes sociais.

 

Junho

 

Mês todo – Festa Junina

 

Junho é mês de arraiá. Como ainda estamos na pandemia, provavelmente a sua escola não fará um evento de festa junina presencial, mas nada impede de fazer um online, ou então, de ao menos colocar decorações pela recepção e pelos corredores para ficar aquela “vibe” junina. Decore também as redes sociais da sua escola com a temática. Aqui você consegue baixar um kit gratuito com materiais para isso.

 

 

05/06 – Semana Mundial do Meio Ambiente

 

Nesse dia, inicia-se a Semana Mundial do Meio Ambiente, que vai de domingo até quinta-feira. Durante esses dias, a escola pode promover uma série de atividades ligadas ao meio ambiente e à conscientização para o desenvolvimento sustentável. Algumas opções são: ensinar sobre reciclagem e o tempo que cada material demora para se decompor; ensinar sobre como fazer compostagem; levar os alunos a uma saída de campo para recolher lixo na praia; etc. Além de ensinar, não esqueça de dar o exemplo!

 

09/06 – Dia do Porteiro

 

Esse é o dia de prestar homenagens aos porteiros da sua escola! Aqui vale a mesma dica das outras datas de homenagens do calendário escolar 2022: um cartão virtual bem lindo pela agenda digital e uma publicação com fotos dos porteiros nas redes sociais.

 

18/06 – Dia do Químico

 

Aqui o foco das homenagens é o professor de química! Mande cartões virtuais personalizados a eles pela agenda digital e faça um post para redes sociais com fotos dos profissionais da sua escola dessa área, junto com uma frase bem legal de parabéns.

 

Julho

 

15/07 – Dia do Homem

 

Que tal homenagear os pais dos seus alunos no Dia do Homem? Para isso, a sua escola pode enviar um cartão virtual a eles pela agenda digital. A ferramenta permite a segmentação dos usuários, então, fica fácil disparar a homenagem para uma lista só com os papais de todo o colégio.

 

26/07 – Dia dos Avós

 

Você sabe que muitos avós ajudam a criar os netos, né? Então, o dia deles também merece um lugar especial no calendário escolar 2022! Nessa data, que tal enviar um cartão virtual pela agenda digital com uma foto na qual eles aparecem com os netos? Escreva também uma mensagem bem emocionante, pois eles são dignos de todas as homenagens!

 

30/07 – Dia do Amigo

 

Há pelo menos três “dias do amigo” no calendário, mas 30 de julho é o mais conhecido, por isso, foi o único que incluímos aqui. Nesse dia, que tal fazer uma dinâmica em sala com as crianças, pedindo que cada aluno confeccione um cartão para o coleguinha? Para não haver exclusões, o ideal é que o professor defina por sorteio quem vai fazer o cartãozinho para quem.

 

Agosto

 

06/08 – Dia Nacional dos Profissionais da Educação

 

Mais uma data para incluir no seu calendário escolar 2022, o dia que homenageia todos vocês, profissionais da educação. Uma ideia para essa data é uma mensagem do diretor da escola a todos os colaboradores, agradecendo-os por todo o empenho e dedicação, especialmente nestes tempos tão desafiantes. Ela pode ser enviada pela opção de comunicação interna da agenda digital em um template personalizado bem bonito!

 

11/08 – Dia do Estudante

 

Esse é o dia de homenagear o próprio público que a escola atende: o estudante. Na data, a instituição pode fazer uma publicação nas redes sociais e enviar uma mensagem em um template personalizado a todos os estudantes pela agenda digital. Se quiser ir além, pode também gravar um vídeo passando uma mensagem emocionante, quem sabe até abordando toda essa adaptação que os alunos tiveram que fazer ao ensino remoto e híbrido. Depois, é só enviar o vídeo aos estudantes pela agenda digital.

 

12/08 – Dia Nacional das Artes

 

Está aqui uma data cultural para incluir no seu calendário escolar 2022! Nesse dia, que tal levar os alunos para uma saída de campo? A escola pode levá-los a um museu de artes, a uma mostra, a uma pinacoteca, a uma galeria de artes, a uma peça de teatro ou mesmo a um local em que haja artes urbanas. Depois, os alunos podem até escrever uma redação sobre isso, que pode inclusive ser uma crítica artística. Que tal essa ideia?

 

14/08 – Dia dos Pais

 

Dia dos Pais é aquela ocasião de destaque do calendário escolar 2022. Algumas sugestões para homenageá-los são: decoração das redes sociais para a data e publicações nelas também; envio de cartão virtual pela agenda digital; evento virtual com apresentação de talentos dos alunos; gravar um vídeo com uma homenagem de cada aluno ao seu pai; e confecção de “presentinhos” em aula. Baixe aqui um kit de dia dos pais gratuito com diversos materiais.

 

 

16/08 – Dia do Filósofo

 

Esse é o dia para homenagear os professores de filosofia da sua escola. A dica é enviar um cartão virtual a eles pela agenda digital e também publicar uma arte com uma foto deles e uma mensagem nas redes sociais da escola.

 

19/08 – Dia do Historiador

 

Esse mês de agosto está repleto de homenagens, não é? O foco da vez é o professor de história. Vale aqui a mesma dica do tópico anterior: cartão virtual pela agenda digital e fotinho com mensagem nas redes sociais.

 

22/08 – Dia do Folclore

 

O nosso país é um verdadeiro caldeirão cultural. A escola pode aproveitar o dia do folclore para trazer um pouco dessa cultura para a sala de aula. Uma opção é solicitar trabalhos sobre o tema que resultem não apenas em pesquisa, mas também em apresentações que envolvam representações folclóricas como: boi de mamão, saci pererê, mula sem cabeça, bruxas, etc. O ideal é que o tema de cada grupo não se repita, para que todos possam ver apresentações diferentes e aprender com cada uma delas.

 

Setembro

 

01/09 – Dia do Profissional de Educação Física

 

Setembro já chegou com homenagens. Nesse dia, o foco delas está no professor de educação física. Então, já prepare o cartãozinho virtual para enviar pela agenda digital, o post para redes sociais com foto e mensagem, e mande bala!

 

 

Agora é a vez do professor de biologia. Vale a mesma homenagem anterior: cartão virtual e arte com fotinho e mensagem para as redes sociais!

 

05/09 – Dia do Irmão

 

Na sua escola, provavelmente há alunos de turmas diferentes que são irmãos, certo? Nesse dia, seria legal reunir os irmãos da escola para tirar fotos juntos em algum lugar bonito dentro da instituição, preferencialmente em um espaço aberto. A foto pode ser enviada posteriormente aos pais e aos próprios estudantes envolvidos pela agenda digital com uma bela mensagem fraterna. 

 

07/09 – Dia da Independência do Brasil

 

Uma data histórica certamente rende uma boa aula de história sobre o tema. É claro que no dia é feriado, mas nada impede que na mesma semana o tema seja abordado em uma aula da disciplina de história, até para que o motivo do feriado seja entendido pelos estudantes.

 

21/09 – Dia da Árvore

 

No dia da árvore, que tal praticar “ações verdes”, como por exemplo plantar árvores? Leve as turmas da sua escola de maneira escalonada ao longo do dia ou mesmo da semana para plantá-las. É essencial que os professores expliquem também a importância desse gesto, quanto ar cada árvore plantada pode purificar e que ações podem ajudar a reduzir o desmatamento. A substituição do papel pelo digital é um bom exemplo a citar.

 

30/09 – Dia da Secretária

 

Mais uma data de homenagens para o seu calendário escolar 2022! Agora é a vez da secretária da sua instituição. Lembre-se de enviar a ela um lindo cartão virtual pela agenda digital e de fazer aquela publicação com foto e mensagem nas redes sociais da escola.

 

Outubro

 

Mês todo – Outubro Rosa

 

Outubro é o mês da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo de útero. Que tal a sua escola se engajar nessa campanha? A instituição pode enviar informações sobre o assunto pela agenda digital às mães dos alunos e às colaboradoras. Decore também as redes sociais da sua escola com essa temática, para mostrar a todos que a instituição apoia a causa! Baixe aqui um kit de outubro rosa gratuito com materiais para isso.

 

 

04/10 – Dia dos Animais

 

Sabe por que esse dia merece um lugar no calendário escolar 2022? Porque é muito fofo! Vou logo lançar a ideia: promova um “pet day” na sua escola nesse dia, pedindo que os alunos tragam seus bichinhos de estimação para a escola. No colégio em que esta autora que vos fala estudou, por exemplo, isso sempre era feito, e dava certo! Então… veja como viabilizar essa ideia e toque ficha!

 

12/10 – Dia das Crianças

 

O dia das crianças é feriado, pois cai no mesmo dia de um feriado religioso. Porém, nada impede que na semana da criança a escola faça alguma coisa para a data não passar em branco. Que tal decorar as salas de aula com balões no teto e deixar que as crianças tragam o seu brinquedo preferido para a escola em algum dia da semana?

 

15/10 – Dia do Professor

 

Está aqui outra grande data do calendário escolar 2022. No dia dele, o professor merece todas as homenagens, ainda mais depois de todos os desafios que enfrentou nos últimos dois anos. Uma ideia é a escola dar uma lembrança a todos os educadores, enviar uma bela mensagem a eles em um cartão pela agenda digital e criar publicações em redes sociais homenageando-os.

 

19/10 – Dia do Profissional de Informática

 

Se a sua escola tem professores de informática, esse é o dia de homenageá-los! Vamos seguir a mesma ideia das outras datas como essa do calendário? Então, faça um belo cartão virtual para enviar pela agenda digital e também uma publicação com foto e mensagem nas redes sociais da instituição de ensino!

 

21/10 – Dia Nacional da Alimentação na Escola

 

O objetivo desse dia é chamar a atenção para bons hábitos alimentares entre os jovens. O que você acha de, nessa data, promover um lanche comunitário em cada turma somente com opções saudáveis? É fácil organizar. A escola pode enviar um comunicado aos pais pela agenda digital informando que haverá o lanche comunitário e passando uma lista variada de opções saudáveis que os alunos podem trazer. No dia do lanche, os professores também podem falar para os alunos sobre a importância da alimentação saudável.

 

30/10 – Dia da Merendeira Escolar

 

Esse é o dia dela, a merendeira da cantina da sua escola! Mesmo se ela for uma colaboradora terceirizada, não custa nada a sua instituição fazer uma homenagem para ela, não é? Se a escola possuir o recurso de comunicação interna da agenda digital, que contempla também os terceirizados, dá para mandar aquele cartão digital para ela. Não esqueça também de fazer uma homenagem nas redes sociais com uma foto dela e uma mensagem.

 

31/10 – Halloween

 

Chegou a data mais tenebrosa do calendário escolar 2022 hehehe. Nesse dia, a escola pode ser toda decorada com a temática do halloween! Caso a instituição seja muito grande e isso fique inviável, dá ao menos para decorar a recepção, né? No ensino infantil, dá para promover alguma festinha de Halloween, ou ao menos um dia para todos irem fantasiados para a escola. Decore também as redes sociais da instituição para a data. Baixe aqui um kit de halloween grátis para te ajudar com isso!

 

 

Novembro

 

Mês todo – Novembro Azul

 

Novembro é o mês da campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens sobre cuidados com a saúde para evitar o câncer de próstata. Que tal a sua escola se engajar nessa campanha? A instituição pode enviar um informativo sobre o assunto pela agenda digital aos pais dos alunos e aos colaboradores. Decore também as redes sociais da sua escola com essa temática, para mostrar a todos que a instituição apoia a causa! Baixe aqui um kit de novembro azul gratuito com materiais para isso.

 

 

12/11 – Dia do Diretor Escolar

 

Esse é o dia de uma figura-chave da instituição de ensino: o diretor escolar. No dia dele, além de fazer o de sempre – cartão virtual e homenagem nas redes sociais – que tal também dar a ele alguma lembrança em nome da escola?

 

15/11 – Dia da Proclamação da República

 

Aqui está a data que marca a transição do governo brasileiro de monarquia para república. Como todos os dias históricos deste calendário escolar 2022, a melhor forma de trabalhar a data é abordando-a em uma boa aula de história em algum dia da mesma semana em que ela cai. Fica a dica!

 

20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra

 

O objetivo do dia da consciência negra é conscientizar as pessoas sobre o problema do racismo, sobre a igualdade social, sobre a inclusão do negro em sociedade e sobre a religião e o respeito à cultura afro-brasileira. A escola pode trabalhar com a temática a semana inteira. Algumas atividades e ações possíveis são: solicitar trabalhos aos alunos sobre o tema, trazer pessoas à escola para dar palestras sobre o assunto e colocar elementos da cultura e das religiões afro em pontos de grande circulação da escola.

 

Dezembro

 

04/12 – Dia do Orientador Profissional

 

Chegamos ao último dia de homenagens do seu calendário escolar 2022. Se a sua escola conta com os serviços de um orientador vocacional para ajudar os alunos a entenderem o que querem para o futuro profissional, especialmente na parte do projeto de vida que trabalha com esse pilar, esse é o dia para homenagear esse profissional. Envie a ele um cartão virtual pela agenda digital e, se achar válido, faça também uma publicação nas redes sociais para homenageá-lo.

 

25/12 – Natal

 

Fechando com chave de ouro as datas deste calendário escolar 2022, está o Natal! A época é muito festiva e rende várias ações. A primeira delas, é claro, é a decoração. Deixe as áreas comuns da escola bem decoradas o mês inteiro e capriche no pinheirinho! Mande também um cartão virtual a todos os pais, alunos e colaboradores com uma bela mensagem pela agenda digital. Decore as redes sociais da sua escola para a ocasião e, se possível, dê uma lembrancinha de final de ano aos colaboradores! Baixe um kit de boas festas gratuito aqui.

 

 

Leia mais
– Agenda Digital: como transformar a comunicação da sua escola
– Comunicação Interna ClipEscola: tudo o que a sua instituição precisa saber!

 

Quantas datas e ações para planejar, não é? Para deixar o seu calendário escolar 2022 bem organizado, baixe gratuitamente esta planilha que criamos para inserir datas e colocá-las em formato de calendário.

 

CTA_Calendário Pedagógico 2022

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.