fbpx Skip to content
Calendário Escolar 2021

COMPARTILHE

15 de janeiro - 2021

Calendário escolar 2021: confira as principais datas comemorativas!

Tempo estimado de leitura: 25 minutos (5265 palavras, 29773 caracteres)

Você está pronto para montar o calendário escolar 2021 da sua instituição de ensino? Ahhh que ótimo, vou te ajudar! Aqui você irá conferir as principais datas comemorativas do ano que fazem sentido para o contexto escolar e também sugestões do que fazer para essas ocasiões não passarem em branco.

 

Veja tudo, data por data, ou use o sumário abaixo para ir direto para a parte do calendário escolar 2021 que você desejar!

 

Sumário

Janeiro

 

30/01 – Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz

 

A escola tem um importante papel na formação cidadã. Por isso, inclua essa data no seu calendário escolar 2021! A ideia é usá-la como gancho para passar aos alunos uma mensagem de reflexão, promovendo a educação para a não-violência. No dia 30 os alunos ainda estarão em férias, mas a mensagem poderá ser enviada a eles como um recadinho digital na agenda. Poderá também ser compartilhada nas redes sociais da escola.

 

Fevereiro

 

11/02 – Dia do Zelador

 

Em muitas escolas há a figura do zelador. Esse é o dia de homenageá-lo! Que tal preparar uma mensagem bem bonita e enviar a ele em um cartão virtual personalizado? Uma ideia é utilizar a opção de comunicação interna da agenda digital para isso. Assim, ele poderá receber a homenagem mesmo sem estar na escola fisicamente na data.

 

21/02 – Dia Internacional da Língua Materna

 

Essa data seria ótima para ser trabalhada na aula de português, mas muitos alunos ainda estarão em férias nessa época. Para que ela não passe em branco, que tal lembrá-la em uma arte nas redes sociais da escola?

 

27/02 – Dia do Livro Didático

 

O livro didático – seja ele físico ou virtual – é uma importante ferramenta para a educação. É claro que essa data não poderia ficar de fora do seu calendário escolar 2021, não é mesmo? Então, não deixe de fazer um post sobre o tema em todas as redes sociais da escola!

 


Março

 

08/03 – Dia Internacional da Mulher

 

O Dia Internacional da Mulher celebra as lutas femininas por igualdade de direitos. O tema rende uma rica aula de história aos alunos, por isso, essa é a nossa dica principal para celebrar a data. Vale também enviar mensagens às mães dos estudantes pela agenda digital em lindos templates personalizados e criar posts para as redes sociais. Se a sua escola já tiver reaberto fisicamente, que tal também presentear as colaboradoras com rosas?

 

12/03 – Dia do Bibliotecário

 

A sua escola tem uma biblioteca? Se tem, certamente há bibliotecários entre os seus colaboradores, certo? Então, não podemos deixar de homenageá-los! O que você acha de enviar a eles um cartão virtual pela opção de comunicação interna da agenda digital? Dá para usar um template personalizado bem lindo, com livros e tudo o mais. Com certeza eles irão gostar de ser lembrados. Quem não gosta, não é?

 

15/03 – Dia da Escola

 

O dia da escola é muito especial. O que você acha de criar um infográfico simples com uma linha do tempo mostrando as principais evoluções da escola ao longo da história? Esse infográfico pode ser publicado nas redes sociais da instituição e também enviado aos alunos e pais pela agenda digital. Se você não tiver um designer para criá-lo, um leigo pode dar conta do recado com esta ferramenta aqui, feita especialmente para quem não é profissional. Use também este artigo para pesquisar sobre a parte histórica.

 

21/03 – Dia Internacional das Florestas e da Árvore

 

A consciência ambiental surge na infância, e a escola tem um importante papel no desenvolvimento dela com seus alunos. Por isso, não deixe essa data de fora do seu calendário escolar 2021! Use o dia internacional das florestas e da árvore para trabalhar em aula questões como: a importância das florestas para a vida no planeta; opções sustentáveis para frear o desmatamento; e o que qualquer pessoa pode fazer para contribuir, como usar menos papel e evitar impressões sempre que possível.

 

21/03 – Dia Mundial da Infância

 

Como você acabou de perceber, o dia 21/03 tem mais de uma data comemorativa. Nele também celebramos o Dia Mundial da Infância. Se a sua escola trabalha com educação infantil, é claro que essa data não pode passar em branco, não é mesmo? O que você acha de criar um videozinho com imagens das crianças fazendo aulas virtuais e enviá-lo aos pais desses alunos pela agenda digital junto com uma mensagem emocionante? É em pequenos gestos assim que a sua escola vai encantando o público!

 

Abril

 

02/04 – Dia Internacional do Livro Infantil

 

É o livro infantil que muitas vezes faz a criança começar um hábito de leitura que perdurará por toda a vida. Por isso, ele merece todas as homenagens! Além de posts em redes sociais, que tal trabalhar a data também em aula? Para crianças já alfabetizadas, é possível fazer uma roda de leitura (mesmo que seja virtual). Para crianças do ensino infantil, os professores podem ler as histórias e mostrar as páginas do livro. Veja sugestões de leituras aqui.

 

04/04 – Páscoa

 

A páscoa este ano cai bem no comecinho de abril. Que tal decorar as redes sociais da sua escola para a ocasião? Além de foto de perfil e capa personalizados no Facebook, a sua instituição pode também fazer stories de páscoa para o Instagram e posts no feed de todas as redes com essa temática. E lembre-se também de enviar um cartão virtual aos pais e alunos com um lindo template personalizado de páscoa pela agenda digital!

 

07/04 – Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

 

Aqui está uma data que aborda um assunto muito sério e muito presente nas escolas: o bullying. O objetivo desse dia é a conscientização, então, que tal promovê-la convidando um profissional no assunto para palestrar para os alunos? No contexto em que estamos de aulas virtuais, é possível convidar um palestrante de qualquer lugar do país. Ele pode realizar uma palestra ao vivo ou gravada para a escola. Se isso não for possível, há bastante material disponível no YouTube também que pode ser trabalhado em aula.

 

08/04 – Dia Nacional do Sistema Braille

 

Falar em sistema braille é falar em acessibilidade. Por isso, é importante que a data faça parte do calendário escolar 2021 da sua instituição e que seja usada para a conscientização de toda a comunidade escolar sobre a inclusão de pessoas cegas no sistema educacional. As ações podem contemplar aulas sobre o assunto, palestras, debates, trabalhos, envio de materiais, entre outros.

 

09/04 – Dia Nacional da Biblioteca

 

A biblioteca – seja ela física ou digital – é uma ferramenta de grande valor para a educação. Que tal homenagear o dia dela com publicações nas redes sociais da sua escola? Além disso, a sua instituição também pode usar a agenda digital para enviar aos pais e alunos uma lista de bibliotecas virtuais para eles acessarem, mostrando que o isolamento social não é empecilho para um mergulho no mundo dos livros!

 

15/04 – Dia Mundial da Arte

 

Arte é cultura. Entre tantas cores que há nas artes, não vamos deixar que o branco seja a cor desse dia, certo? Uma ideia bem legal para a data é enviar aos alunos pela agenda digital uma lista de museus de arte que eles possam visitar virtualmente. Há vários deles neste artigo aqui. Também seria legal se as aulas de arte da semana fossem bem diferenciadas, talvez até abordando a história da arte ou fazendo um tour virtual guiado pelo professor em um museu.

 

19/04 – Dia do Índio

 

O dia do índio está sempre presente no calendário escolar, o que é muito importante, já que é um dia de conscientização sobre os valores culturais desse povo. A data pode ser trabalhada nas aulas de história da semana e a escola pode pedir inclusive algum trabalho sobre o assunto, como pesquisas e redações.

 

21/04 – Dia de Tiradentes

 

Para celebrar uma data histórica, nada melhor do que uma boa aula de história sobre ela. É claro que dia 21/04 é feriado, mas na semana dele é possível realizar um momento na aula de história sobre a data, falando da inconfidência mineira e de como Tiradentes se tornou um mártir. Que tal?

 

22/04 – Descobrimento do Brasil

 

É uma data histórica atrás da outra, não é mesmo? No dia 22 comemora-se o descobrimento do Brasil pelos portugueses. É claro que já havia índios morando aqui, e tudo isso rende um bom debate histórico em aula. Então, que tal encontrar uma outra brecha na programação e incluir o tema?

 

23/04 – Dia Mundial do Livro

 

Quem é do universo da educação sabe da importância que um livro tem. Então, não esqueça de colocar essa data no seu calendário escolar 2021! Para comemorar esse dia eu sugiro duas coisas: posts nas redes sociais da escola sobre a data e o envio de sugestões de leitura aos estudantes pela agenda digital escolar. Não perca nenhuma oportunidade de incentivar o hábito da leitura nos seus alunos!

 

24/04 – Dia Nacional da Família na Escola

 

Nesse dia, que tal lembrar às famílias a importância que a participação delas têm no desempenho dos alunos? Prepare um textinho falando disso e envie-o aos pais pela agenda digital escolar. Aqui neste artigo você encontra informações que podem te ajudar na confecção da mensagem. Você ainda pode colocá-la em um template personalizado com o tema, o que acha?

 

28/04 – Dia Mundial da Educação

 

No dia mundial da educação, que tal preparar um vídeo falando sobre os desafios que a educação passou nesta pandemia e como eles foram enfrentados com muita garra e tecnologia? Você pode exibi-lo nas redes sociais da escola e também enviá-lo aos pais e alunos pela agenda digital. Se a sua tiver a opção de comunicação interna, envie-o também aos colaboradores!

 


Maio

 

01/05 – Dia do Trabalhador

 

Sabe o que seria bem legal a sua escola fazer na semana do dia do trabalhador? Uma feira de profissões! Os pais dos alunos podem ser convidados à instituição para falar sobre a carreira deles, como é um dia a dia de trabalho, etc. Isso ajudaria os estudantes a descobrir desde cedo com quais profissões e áreas de atuação eles mais se identificam. Seria bem bacana, não acha?

 

05/05 – Dia Internacional da Língua Portuguesa

 

O dia cinco de maio marca o dia da língua portuguesa em todos os países que têm esse idioma como língua materna. Para essa data a sua escola pode realizar publicações nas redes sociais e também promover alguma dinâmica em aula, como por exemplo um concurso de soletrando ou algo assim. Use a criatividade!

 

06/05 – Dia da Matemática

 

O dia da matemática também merece espaço no seu calendário escolar 2021. A dica aqui, como no tópico anterior, é realizar postagens nas redes sociais da sua escola e também fazer alguma dinâmica em aula, como uma “gincana da matemática”, algo fora do dia a dia.

 

09/05 – Dia das Mães

 

Está aí uma data de destaque do calendário escolar 2021. O dia das mães sempre rende muitas homenagens, então, que tal atacar em várias frentes? Uma delas pode ser um evento online com apresentações de talentos dos alunos (algo que eles consigam fazer virtualmente). A escola também pode preparar homenagens nas redes sociais e enviar às mães um cartão virtual com uma linda mensagem pela agenda digital!

 

13/05 – Abolição da Escravatura

 

Está aqui uma data histórica importantíssima para o Brasil. Nesse dia a Lei Áurea foi aprovada, pondo fim a três séculos de escravidão. Essa é uma história que com certeza os seus alunos precisam conhecer, então aproveite a ocasião para preparar uma aula rica na disciplina de história!

 

15/05 – Dia Internacional da Família

 

Quando falamos em educação, a família é uma base muito importante para o aluno. Não somente os pais, como também muitas vezes os avós e tios. Que tal fazer uma homenagem às famílias dos seus alunos? Envie belas mensagens a eles pela agenda digital (que permite o cadastro de diversos responsáveis pelo aluno). Eles irão adorar esse gesto de carinho! 

 

18/05 – Dia Nacional dos Museus

 

Sabe uma ótima forma de comemorar o dia dos museus em um contexto de pandemia? Fazendo visitações virtuais com seus alunos! Se pensar bem, essa forma de tour oferece possibilidades que a maneira física não permitiria, como ir a vários museus no mesmo dia, e muitos deles até em outros países. Nesta lista você encontra várias opções de museus para um tour virtual. Aproveite!

 

19/05 – Dia do Físico

 

Nesta data, não esqueça de fazer uma homenagem aos professores de física da sua escola. Envie um cartãozinho virtual pela opção de comunicação interna da agenda digital. É muito bom ser lembrado!

 

20/05 – Dia do Pedagogo

 

Mais uma data para homenagear profissionais da sua escola. Que tal repetir a ideia do cartãozinho virtual? Envie-os aos pedagogos da sua instituição e mostre que eles foram lembrados!

 

24/05 – Dia do Vestibulando

 

Se a sua escola trabalha com ensino médio ou cursinho pré-vestibular, não esqueça de colocar essa data no seu calendário escolar 2021! Que tal nesse dia oferecer aos alunos do terceirão e do cursinho brindes que eles possam usar na hora da prova, como lápis e borracha personalizados com o nome da escola? Se os alunos não estiverem indo nas aulas presencialmente, envie pelo correio. Também é válido uma postagem sobre a data nas redes sociais.

 

27/05 – Dia Nacional da Mata Atlântica

 

Para que o amanhã tenha cidadãos ecologicamente conscientes, é importante que os valores ambientais sejam trabalhados neles enquanto ainda são crianças. A escola tem um importante papel nisso. O Dia Nacional da Mata Atlântica pode ser usado na aula de geografia para falar sobre esse grande bioma brasileiro, que é uma das florestas mais ricas em biodiversidade do planeta, e sobre a importância de preservá-la.

 

29/05 – Dia do Geógrafo

 

No dia do geógrafo, é bem válido uma homenagem para os professores de geografia, não acha? A sugestão é a mesma da dos outros dias de profissões: cartãozinho virtual com uma linda mensagem e envio pela agenda digital!

 

Junho

 

Mês todo – Festa Junina

 

Junho é mês de festa junina, principalmente nos dias 13 (Dia de Santo Antônio), 24 (São João) e 29 (São Pedro). Como não é possível fazer aglomeração, e provavelmente em junho ainda não será, o jeito de não deixar a data passar em branco é realizando uma festa junina virtual! Peça que os alunos e professores se vistam de jeca e deixem as câmeras ligadas. Cada um pode ter em casa quentão (sem álcool, no caso das crianças) e quitutes juninos. Não vamos esquecer das músicas de festa junina também, para animar o evento!

 

03/06 – Dia de Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

 

A obesidade infantil é um problema de saúde grave, e a escola pode ajudar a combatê-lo. Nesta data a instituição pode convidar um nutricionista para dar uma palestra virtual aos alunos, falar dos perigos da obesidade e passar dicas de alimentação saudável para o dia a dia. A palestra pode ser gravada e enviada aos pais posteriormente, para que eles também sigam as dicas em casa. É importante pensar também em oferecer opções de alimentação saudável na cantina da escola, caso ela já tenha sido reaberta.

 

05/06 – Dia do Meio Ambiente / da Ecologia / da Reciclagem

 

Três datas em um único dia que trazem uma mensagem em comum: consciência ambiental. É importante que esse valor seja trabalhado pela escola com os alunos durante o ano inteiro, mas datas assim sempre ajudam a lembrar de sair um pouco da rotina para falar sobre o assunto. Então, essa é a sugestão, que os professores reservem algum momento de aula em dias próximos (já que essa data cai em um sábado) e abordem questões sobre meio ambiente, ecologia e reciclagem.

 

09/06 – Dia do Porteiro

 

Esse é o dia de homenagear o porteiro da sua escola. Como abraços e cumprimentos hoje em dia são perigosos, bem como a troca de objetos (até mesmo um cartão de papel), a forma mais segura é uma homenagem virtual. Se a sua agenda digital possui o módulo de comunicação interna, envie um cartão virtual bem personalizado e com uma linda mensagem ao porteiro da sua instituição!

 

18/06 – Dia do Químico

 

Este é mais um dia de homenagens. Dessa vez quem deve receber as parabenizações são os professores de química da sua instituição. Então, que tal enviar um cartão virtual a eles? Você pode usar um template personalizado já disponível na biblioteca da sua agenda digital ou pode também montar um do zero, com imagens de acessórios químicos, por exemplo.

 

 

Julho

 

08/07 – Dia Nacional da Ciência

 

O dia nacional da ciência é o momento perfeito para a sua escola aguçar as capacidades dos pequenos cientistas que estudam aí. Que tal orientar para que cada aluno desenvolva um projeto de ciências isoladamente (para manter o distanciamento social)? Caso alguns alunos não estejam ainda frequentando a escola presencialmente, eles podem desenvolver os projetos em casa, filmar tudo e enviar ao professor. Maneiras sempre há!

 

25/07 – Dia do Escritor

 

Na semana do dia do escritor, que tal promover um trabalho em aula no qual os alunos tenham que pesquisar sobre um escritor nacional ou internacional da escolha deles e realizar uma apresentação para a turma sobre ele? Assim, todos os estudantes acabarão conhecendo diversos autores, o que poderá fazer com que se interessem em ler as obras deles. É uma boa ideia, não acha?

 

26/07 – Dia dos Avós

 

Em muitas famílias, os avós acabam exercendo o papel de pais dos netos. Eles têm um papel importante na vida das crianças e merecem ser lembrados. No dia dos avós, que tal fazer uma homenagem nas redes sociais da sua escola e também enviar a eles pela agenda digital uma mensagem carinhosa em um cartão virtual bem bonito, quem sabe até com a foto do neto deles? Aposto que eles iriam adorar!

 

30/07 – Dia do Amigo

 

Há três datas diferentes no calendário para o dia do amigo. Escolhemos 30/07 para citar nesta lista porque é um dia comemorado internacionalmente. Em meio a tanto isolamento/distanciamento, que tal usar a data para fazer uma dinâmica entre os alunos, mesmo sem contato físico, para aquecer os coraçõezinhos deles? Cada criança pode fazer um desenho ou uma poesia para o coleguinha e mostrar/ler pela câmera ou na sala de aula, dentro de uma distância segura. É divertido e sem riscos!

 

Agosto

 

06/08 – Dia Nacional dos Profissionais da Educação

 

Esta é uma data que não pode faltar no seu calendário escolar 2021. É o dia de homenagear a todos vocês, profissionais da educação! Nesse dia vale fazer posts com homenagens nas redes sociais da escola e vale enviar uma carta da instituição a todos os profissionais agradecendo por toda a dedicação, principalmente nos momentos mais desafiantes. Uma boa ideia é fazer esse envio pela opção de comunicação interna da agenda digital!

 

08/08 – Dia dos Pais

 

No dia dos pais, que tal fazer algo parecido com o que sugerimos para o dia das mães? Seria bacana homenagear os pais com um evento virtual também, com show de talentos das crianças e tudo o mais. Outra opção é a escola gravar um vídeo fazendo uma homenagem e enviar a eles. E não esqueça das postagens nas redes sociais também. Essa é uma data importante que merece ser bem trabalhada!

 

11/08 – Dia do Estudante

 

Mais uma data de peso para o seu calendário escolar 2021. Dessa vez é o dia do próprio público que a escola atende: o estudante. É claro que esse dia precisa ser comemorado! O que você acha de nessa data fazer um dia diferente de aula, com gamificações, atividades lúdicas, coisas instrutivas e ao mesmo tempo prazerosas, sabe? Também é válido mandar um cartão virtual pela agenda digital e fazer publicações nas redes sociais!

 

16/08 – Dia do Filósofo

 

Se a sua escola trabalha com ensino médio, certamente tem aulas de filosofia, portanto, tem professores de filosofia. Esse é o dia para homenageá-los! Lembre-se de agendar o envio de um cartão virtual com alguma frase bem filosófica e uma imagem reflexiva hehehe.

 

19/08 – Dia do Historiador

 

E mais uma homenagem para o seu calendário escolar 2021. O profissional a ser parabenizado dessa vez é o professor de história. Já prepare o cartãozinho virtual e deixe o disparo programado na agenda digital (comunicação interna).

 

22/08 – Dia do Folclore

 

A cultura é um elemento importante da educação, e falar de folclore é falar de cultura regional. Por isso, não deixe a data passar em branco! Nesse dia, que tal apresentar aos alunos manifestações folclóricas de diversas regiões do país? Há muita riqueza nesse campo para ser conhecida. Os alunos podem inclusive realizar trabalhos valendo nota sobre essas manifestações. Fica a dica!

 

Setembro

 

01/09 – Dia do Profissional de Educação Física

 

Setembro também tem dias de homenagens a profissionais que estão presentes na escola, a começar pelo professor de educação física. No dia dele, não esqueça daquele cartão virtual especial com uma mensagem da instituição!

 

 

Um outro profissional que a escola não pode esquecer de homenagear em setembro é o professor de biologia. Já deixe o cartãozinho virtual programado para o dia dele!

 

05/09 – Dia do Irmão

 

Muitos dos seus alunos têm irmãos, e geralmente estudam até na mesma escola. No dia do irmão, que tal enviar uma mensagem personalizada a eles pela agenda digital, de preferência até com uma foto dos dois juntos?

 

07/09 – Dia da Independência do Brasil

 

O dia da independência do Brasil é feriado, mas nada impede que durante a semana a data seja lembrada em uma aula de história. Que tal fazer uma sala de aula invertida, pedindo que os alunos pesquisem previamente sobre o tema para então debatê-lo em aula, discutindo informações oficiais e oficiosas? Seria uma aula bem interessante, não acha?

 

08/09 – Dia Mundial da Alfabetização

 

O dia mundial da alfabetização é comemorado em diversos países com o objetivo de chamar a atenção para a importância da alfabetização. Nesse dia é válido trabalhar em aula questões como a conexão que existe entre analfabetismo e pobreza e dados internacionais de países que ainda têm altas taxas de analfabetismo, como os que estão situados no sul da Ásia, Ásia ocidental e na África Subsaariana. Levantar essas questões em aula dará aos alunos uma consciência mais global do problema.

 

21/09 – Dia da Árvore

 

Esse é mais um dia verde do nosso calendário escolar 2021. O dia da árvore tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação. Nessa data as pessoas são encorajadas a plantar árvores. Que tal fazer isso com os seus alunos também? Talvez não seja possível plantar junto com eles, caso o distanciamento social ainda seja necessário em setembro, mas é possível pedir aos pais que providenciem sementes ou mudas para que os estudantes possam plantar no quintal ou em um terreno baldio próximo. Mais importante que o ato em si é a consciência que essa atitude ajuda a criar!

 

30/09 – Dia da Secretária

 

A sua escola provavelmente possui uma secretária, certo? Então, não deixe de homenageá-la nesse dia! Prepare um cartãozinho virtual bem fofo e envie a ela!

 


Outubro

 

04/10 – Dia dos Animais

 

Em outubro, provavelmente muitos de seus alunos estarão em ensino híbrido e alguns ainda em EaD total, então, que tal fazer um Pet Day Virtual no dia dos animais? Durante a aula, abra um espaço para que os estudantes peguem os pets e mostrem para a câmera. Só não vá ter um ataque de fofura hehehe. A vantagem de fazer dessa forma é que os alunos conseguirão mostrar até animais que nunca trariam fisicamente para a escola, como peixe, papagaio, tartaruga, etc. Assim, fica um pet day bem mais diversificado!

 

12/10 – Dia das Crianças

 

Que tal decorar a sala de aula para o dia das crianças na semana em que ele cai? Provavelmente nessa época os alunos ainda estarão em ensino híbrido, mas se deixar a sala decorada a semana inteira, todos conseguirão ver. Isso ajudará a deixar o astral mais leve e mais descontraído. Dá para colocar balões no teto, enfeites pelas paredes, etc. Use a criatividade! Ah e não esqueça de fazer publicações para a data nas redes sociais também.

 

15/10 – Dia do Professor

 

O professor na pandemia foi um verdadeiro herói, fazendo o possível e o impossível para dar continuidade às aulas. No dia dele, todas as homenagens são muito merecidas. Que tal enviar um cartão virtual bem lindo para eles pela agenda digital, e quem sabe até sortear algum brinde entre todos? Lembre-se também de fazer publicações de homenagem nas redes sociais da escola!

 

19/10 – Dia do Profissional de Informática

 

A sua escola tem aulas de informática? Então certamente tem professores de informática também! No dia deles, não esqueça de enviar aquele cartãozinho virtual para mostrar que a escola lembrou deles!

 

21/10 – Dia Nacional da Alimentação na Escola

 

Essa data foi criada para chamar a atenção sobre a importância dos bons hábitos alimentares para os jovens. Que tal nesse dia enviar um recadinho pela agenda digital a pais e alunos com dicas alimentares saudáveis? Você pode colocar as dicas em forma de tópicos e usar um template personalizado com imagens de alimentos saudáveis. O que acha da ideia?

 

30/10 – Dia da Merendeira Escolar

 

Hoje é o dia da merendeira da cantina da sua escola! Ela também merece homenagens, mesmo se for uma colaboradora terceirizada. Que tal enviar um cartãozinho virtual a ela também? Você consegue fazer isso pela agenda digital se a ferramenta possuir a opção de comunicação interna. Como dá para cadastrar fornecedores nesse recurso, você envia o cartãozinho como faria para qualquer um dos seus colaboradores!

 

31/10 – Halloween

 

Halloween é uma data comemorativa que as crianças e adolescentes adoram e que tem presença garantida no calendário escolar 2021. Como dia 31 cai em um sábado, que tal pedir que na sexta-feira anterior os alunos venham para a aula fantasiados? É claro que mesmo de fantasia cada um ficaria no seu quadrado, dentro do distanciamento social necessário, mas todos conseguiriam ver as fantasias uns dos outros! E para os que estiverem assistindo as aulas de casa nesse dia, peça que também se fantasiem e deixem a câmera aberta!

 

Novembro

 

12/11 – Dia do Diretor Escolar

 

Em novembro, o homenageado da escola é o próprio diretor. Como ele é uma figura-chave da instituição de ensino, seria interessante dar a ele, além de um cartão virtual, alguma lembrancinha em nome da escola. O que você acha?

 

15/11 – Proclamação da República

 

Aqui está uma data histórica para o seu calendário escolar 2021. É o dia em que o Brasil mudou a forma de governo de monarquia para república. Como todas as datas históricas, a melhor forma de trabalhar com ela é em sala de aula. É claro que não exatamente no mesmo dia, porque será sábado e feriado, mas em aulas ao longo da semana.

 

20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra

 

O dia da consciência negra tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o racismo, a importância da igualdade social, da inclusão do negro em sociedade e do respeito à religião e à cultura afro-brasileira. É interessante que a escola trabalhe a data ao longo da semana, pedindo trabalhos sobre o assunto, trazendo convidados de forma virtual para falar sobre ele e até colocando elementos da cultura afro pelos corredores da escola.

 

Dezembro

 

 04/12 – Dia do Orientador Educacional

 

A primeira semana de dezembro já traz um dia de homenagens para o seu calendário escolar 2021. É a vez de parabenizarmos o orientador educacional. Por isso, lembre-se de deixar aquele cartãozinho virtual programado para esse dia!

 

25/12 – Natal

 

Natal é uma data que rende muitas ações. Vamos começar falando da estrutura da escola. Que tal colocar uma árvore de Natal na recepção e deixar o espaço todo enfeitado para a ocasião durante o mês de dezembro inteiro? Decore também as redes sociais da sua escola e deixe um post natalino programado para o dia de Natal. O mais importante vem agora: prepare alguma surpresa para enviar aos pais, como um vídeo dos professores ou alunos desejando Feliz Natal, ou alguma outra surpresa, e envie a eles pela agenda digital. Aproveite a ocasião para encantar o seu público!

 

Leia mais
– 5 tendências para 2021 que a sua escola deve ficar atenta
– Habilidades essenciais para professores após a pandemia

 

Sabe onde você pode lançar todas essas datas, receber lembretes e deixar disparos de mensagens para as ocasiões já programados? Na Agenda Digital Escolar! Conheça a mais completa do mercado aqui.

 

CTA_Webinar_Previsão e Perspectiva para Educação em 2021

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.